segunda-feira, 22 de março de 2010

A PROVA


Como é legal correr essa prova! Nas semanas que antecedem o evento só se falam nela. Nas academias, os grupinhos só conversam a respeito traçando metas e estratégias. A prova que até ano retrasado só era de 10km, passou a ter 5km também. Como a premiação é em dinheiro para os primeiros, muitos atletas de elite vem pra cá. O percurso é aferido pela federação paulista e conta pontos para o ranking.Ou seja, uma ótima prova. Extramamente bem sinalizada, com muitos postos de hidratação e passagens pelo centro da cidade com bastante gente assistindo. É diversão pura!
A competição foi vencida mais uma vez pelo atleta Luiz Paulo Antunes (Emerson Iser Bem)com 30'05", seguido por Gilmar Sivestre Lopes e pelo queniano Jacob Kemboi Kiprotich.

Minha prova:
É incrível como nesse tipo de prova segundos são importantes. Como detalhes são importantes.
Em 14 segundos eu perdi 12 posições!!! Quase uma por segundo!!!
Da minha categoria por exemplo. O 6º geral era da minha (1º na 30/34), e até o 17º geral o pódio foi completado! Ou seja, os cinco primeiros estavam entre o 6º e 17º da geral!!!
Eu não treino pra esse tipo de prova (10km), mas como queria curti-la, fui para os 10.Queria aproveitar a festa e sofrer um pouco mais.
O espertão aqui tomou um copão de água meia hora antes da largada e o resultado foi aquelas pontadas na barriga!! Passei reto em todos os postos. Não podia pensar em molhar a boca que ja imaginava as pontadas cada vez mais fortes. Ainda aprendendo com essas coisas!!
Minha idéia era passar o 1ºkm pra 4'30" e tentar segurar até o fim (o que daria 45', ta bom, tá ótimo!!!), mas de novo o espertão aqui errou. Passei pra 4'14"; o 2ºkm, 4'05"; 3ºkm 4'08". Pensei: Ou você se segura ou vai acabar rastejando. Pensa bem!
Diminuí o ritmo e cada vez que alguém mais forte encostava tentava seguir pra não deixar o ritmo cair demais.
A prova é cheia de falsas retas e no fim são duas subidas nada falsas!!! Então não podia arriscar a ponto de ter que caminhar nelas. Pô, minha mãe estava lá, o que ela ia pensar!! rsss
No km 8 um amigo passou por mim e me chamou, fui junto até o final mas não conseguia passá-lo, acabou chegando alguns segundos na minha frente. Que saco! Mas tudo bem! Vou treinar mais pra correr 10km.
Resultado final:
Tempo: 43'33"
Na classificação geral (masculino 10km): 115º de 892.
Na categoria: 17º de 149.


Ano que vem tem mais, e pra quem mora perto, aconselho vir fazer, pois vale a pena!
Abração e uma ótima semana a todos!!!

9 comentários:

  1. Nada como fazer uma provinha no quintal de casa, hein? Com a mãe assistindo? Melhor ainda! Mas, por favor, a hidratação, mesmo pra uma prova de 10k, vc começa no dia anterior e, no dia, molha a boca quando precisar. Tomar um copão antes da largada? de onde vc tirou esta estratégia? kkkk
    Parabéns pelo resultado!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Blz Rodrigo, muito bom o tempo pra quem não treina especificamente a corrida.
    Tu sabe que eu penso uma coisa, a gente que é triatleta fica meio que obrigado a fazer uma boa prova, pensamos que temos que fazer 3 modalidades num dia só, por isso fazer uma seria facil, mas é ai que mora o perigo hehe, a gente perde um pouco a noção de como temos que largar e manter durante a corrida, pois no tri quando a gente vai correr estamos "cansados" e usamos o gas que temos, diferente de quando só corremos... isso faz uma baita diferença.

    Parabéns pela excelente colocação, deu pra ver que o nivel da prova tava forte demais e o trajeto dela era duro.

    Grande abraço e bons treinos amigo

    ResponderExcluir
  3. Grande Rodrigo, muito bom o tempo, eu adoro correr essas provinhas nos ajuda muito a aprender um ritmo mais rapido de tri.
    Mudando de assunto aqui no sul fui no Show do Guns e Sebastian, mês que vem tem Megadeth, vida de roqueiro mais coriida que de atleta
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Respondendo:
    Olá Claudia!! Obrigadão! Provinha no quintal de casa mesmo e com minha mãe "and" meu pai assistindo. A largada é a 1km da minha casa, a chegada a 500m, e o percurso passa na rua perpendicular a minha, a exatos 200m do portão! rss Pois é, cabeçudo né?! Eu nunca fiz isso, mas estava sentindo muita sede, sinal que ja estava desidratado né!? Trabalhei de terno e gravata no sábado a noite e suei demais, deve ter sido isso...rsss.Não teve como, tive que beber e paguei por toda a prova rssss Bela estratégia! hahaha Obrigadão pela força e dica!

    Kiko,meu amigo. Valeu cara, obrigado mesmo! A gente se sente na obrigação mesmo de fazer uma puta prova, mas nao é bem por aí, cada prova tem sua característica e devemos respeitá-las, senão.....cai do cavalo! Mas foi legal, fiquei feliz e satisfeito com o resultado. Agora é treinar mais e mais!!
    Abração e ótimos treinos pra você aí!!! Obrigadão!

    E aí Michel?! Valeu cara!!!! Essas provas são ótimas mesmo, dão um puta ritmo!!!
    Cara, to sabendo dos shows aí sim, devem ter sido massa!!! inclusive vc soube do cancelamento no Rio, varios problemas...que zica,né?! E Megadeth...Imperdível!!!Depois você me conta como foi.
    Abraço.

    Leandrão, meu grande amigo! Obrigado cara. Quem diria né?! Aquele pianista sedentário virou um pianethla!rssss Humm essa foi péssima! rss
    Abraço meu amigo e obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Fala Rodrigão!! Parabéns pelo tempo na prova!!! nos vemos na próxima!!! abraço

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS Rôoo ..... você merece!!! grande beijo!!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS Rôoooo .... vc merece!!! grande beijooooo

    ResponderExcluir
  8. Grande "Déniel"!!!!! na próxima estaremos lá com certeza!!!!!
    Obrigadão cara!!!


    Oiiii Gabi!!!!!!!!! Obrigadão!!!!! Valeu mesmo!!! Faltou você lá correndo o 5000m!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir