segunda-feira, 29 de março de 2010

Travessia

Ontem estive em Ubatuba pra estreiar numa travessia. Como ja disse minha natação não é das melhores, mas há de melhorar. Havia muita gente. Muitos amigos também, amigos nadadores e estreiantes assim como eu.
Só a pizza e a companhia do meu amigo Wilson e sua esposa no dia anterior ja tinham valido a pena.
O percurso era chatinho.Ia em linha reta, virava a direita num latão e nadava na diagonal até uma bóia, virava a esquerda e nadava na diagonal de novo até um barco, contornava e voltava na diagonal de novo.....virava a esquerda e depois direita.....e...... voltava....Pô, essa m#%d@ tem mais de 1000!!!!! E realmente tinha. Não precisava ser um nadador experiente pra ver que era mais.
A prova foi divida em duas categorias, 1000m e 3000m. E depois conversando com um amigo que ficou em segundo lugar geral no 3000m, me disse que isso era complicado, pois nuuuunca tem a distância certa!
Depois da prova ouvi dois caras dizendo que tinha em torno de 1400, sei lá!
A Claudia me deu umas dicas essenciais pra esse tipo de competição. Vai com calma, olhe pra frente e se sobrar gás solte no final....(valeu também pelas dicas sobre descanso, Obrigadão!!!!) Pois bem, foi exatamente o que fiz. Numa prova pedestre quando a gente quebra, é fácil, podemos sentar, tomar água, caminhar. Na bike é só parar de pedalar e dependendo de onde estiver ela te leva sozinha por um tempo.....mas e no mar??? No meio daquele mundo de gente, fico boiando? Pô, isso também cansa! Não podia me afobar e passar por apuros...rss. Então fui cauteloso a prova toda, nadei na boa, minha respiração estava absolutamente normal durante todo o percurso, não sentia cansaço nos braços e nenhum músculo "queimando". A única sensação que tinha é que nadava, nadava, nadava e não acabava nunca. Mas terminei a prova completamente inteiro, nem ofegante, nem "tonto" como costumo sair nas provas de triathlon. Com todos que conversei, nadaram na casa dos 25'-30', o que leva a crer que a distância era maior mesmo. Eu nadei em 32'.
Um outro amigo, bom nadador, esperava fazer os 3000 em 48'-50'. Fez em 1h03'.
Vou pra próxima etapa um pouco mais confiante e tenho certeza que posso fazer abaixo disso. No fim a sensação foi de que valeu muito a pena, aprendi algumas coisas e agora sei o que posso e o que ainda vou poder....
Um abraço e tenham todos uma ótima semana.

4 comentários:

  1. E ai Rodrigo, tudo tranquilo...rs

    Cara, vc viu o mutumbo de sulga verde... o cara parecia estar com um flutuador no meio das pernas... aquilo é trapassa.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk hahahahaha

    Abraço
    Edu

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe Rodrigo, fez tudo certinho. No mar não pode vacilar. Eu tenho uma navegação sofrível. Tudo o que eu queria era ter a linha azul no fundo pra seguir. Além do mais eu sou míope e tenho astigmatismo então levanto a cabeça e fico 2 minutos até achar a bóia! Na primeira vez que fiz uma travessia errei feio o caminho e um cara de caiaque quase me deu uma remada na cabeça, tentando me avisar "é pra direita! é pra direita!" Confundi os pontos de referência, com convicção! Em vez de fazer 1500, devo ter feito uns 200o de tanta volta que eu dei. Ridículo!
    Na próxima com certeza vc vai se sair melhor!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. A natação é muito ingrata, a gente treina pra caramba pra melhorar alguns segundos. Isso digo como uma nadadora de início tardio também...porque acho que quem nada desde pequeno é outra história. Mas nadar em águas abertas eu considero ainda outro esporte, tem de ter coragem acima de tudo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gente, muito obrigado!
    Obrigado Claudia, pelas dicas e pelas palavras de incentivo! Fiz direitinho, como me aconselhou e deu tudo certo, agora, Bora pra próxima!!! Bjo

    Oi Thelma! A natação é muito ingrata mesmo e a gente que aprende a nadar depois de "velho" fica pagando o preço...rss. Quem nada desde criança não tem nem comparação!!
    Obrigadão pelo comentário, Thelma!

    ResponderExcluir