sábado, 15 de maio de 2010

Série: Grandes Pianistas

MARTHA ARGERICH



Boa tarde,

Alguns anos atrás o selo Philips lançou uma série com grandes pianistas que eles chamaram de "Grandes Pianistas do Século XX". Dentre eles quatro latinos fizeram parte: o chileno Claudio Arrau, o cubano Jorge Bolet, nosso brasileiro Nelson Freire e ela, para o desespero dos mais patriotas, a argentina MARTHA ARGERICH.
Nascida em Buenos Aires começou a estudar ainda muito criança, aos 3...(sic), e como ja mencionei, fato que acontece à quase todos eles, foi uma criança-prodígio. Ainda na Argentina foi orientada por Vincenzo Scaramuzza. Aos 8 apresentou-se solando os concertos nº1 de Beethoven e o concerto KV 466 de Mozart. Depois mudou-se para Europa.
Na Europa teve a chance de estudar com "capas de disco". Friedrich Gulda, Stefan Askenase, Michelangeli.... Sendo que com esse último teve apenas 4 aulas. Ela tem um temperamento forte...ele também tinha.....aí, já viu né.
Em seu documentário, Conversas Noturnas, ela fala de sua admiração por Gulda. Como ela o considerava um grande artista, uma grande pessoa, um grande mestre. Aliás ela estudou bastante tempo com ele, talvez possa ser considerado seu verdadeiro professor. Ela também comenta sobre sua "intimidade" com o compositor alemão falecido no século XIX, Robert Schumann.
Aos 16 anos venceu dois dos mais prestigiados concursos internacionais, o Geneva International Music Competition e the Ferruccio Busoni International Competition. Mas o grande triunfo mesmo veio em 1965 com a conquista do International Frederic Chopin Piano Competition. Aos 24 anos ela venceu a maior vitrine pianística de todas, deixando pra trás, em segundo lugar por apenas 5 décimos, outro dos nossos, Arthur Moreira Lima.
Gravou muito. Consta em seus registros a integral das sonatas para violino e piano de Beethoven, ao lado de Gidon Kremer. Concertos de Prokofieff, Rachmaninoff, Schumann, Chopin, Ravel tiveram uma nova e arrebatadora versão em suas mãos (pequenas por sinal), realmente tamanho não é documento. O talento e genialidade dessa mulher, fazem dela uma das maiores pianistas do sistema solar.
Dona de uma técnica invejável, algumas obras ganham velocidade incríveis. Toca com a mesma facilidade com que desmarca concertos, as vezes de última hora. Certa vez, machucou a própria mão de propósito e mandou um recado via telegrama que não iria ao concerto, o problema é que erraram o endereço e o tal telegrama não chegou ao destino correto. Para sua surpresa os produtores foram até sua casa buscá-la, mas com a mão realmente machucada o concerto não foi realizado. Essas divas temperamentais!
Foi casada três vezes, todas com músicos. Ah, e tem uma filha com cada.
Durante uma das edições do Concurso Chopin, ela agora como parte integrante do juri, revoltou-se com a banca quando um dos candidatos que ela considerou um gênio foi eliminado. O pianista era Ivo Pogorelich. Em protesto deu as costas e saiu andando, sem a menor cerimônia.
Não sei se ainda é assim, mas trocava o dia pela noite, por isso seu documentário chama-se "Conversas Noturnas".
Mantêm uma amizade muita estreita com Nelson Freire. Com quem frequentemente realiza gravações e concertos. Amizade antiga, se conhecem desde adolescentes.
Gostaria de falar mais sobre ela, mas o post ficaria grande demais. Quem sabe em: Martha Argerich II e Martha Argerich III.


Esta é sua versão do Prelúdio Op.28 nº16.
Apreciem sem moderação.


Durante o "tal" concurso em 1965 - Scherzo Nº 3


Abraço a todos.

PS: Os treinos vão bem, obrigado.

8 comentários:

  1. "Rodrigo e seus personagens inusitados" este poderia ser o nome do seu blog! mais uma história que adorei. Obrigada, por me ilustrar!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha Boa, Claudia!!!! Adorei o "novo" título!!!!
    Que bom que está gostando. Outros personagens com histórias interessantes virão. Pode ter certeza.
    Fico realmente feliz por gostar e de certa forma contribuir...Eu que agradeço.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme/documentário sobre Nelson Freire e a Marta aparece bastante, falando inclusive, em português. Realmente figura singular e genial. Mas os outros detalhes da vida dela eu não conhecia, valeu pela aula! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Thelma, que legal!! Você assistiu!? Acredita que meu DVD oxidou, sei lá, bizarro. Vou ter que comprar outro.
    Ela aparece muito mesmo. Bacana a relação dos dois, tocando juntos e tal, né?!
    É uma das minhas favoritas!!!!!!!!!!!
    Ela teve câncer hà alguns anos atrás, mas graças a Deus parece estar curada.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Agora sim!!!!!!!!kkk
    É uma das minhas favoritas, acho q ao lado do Kissin e do Rubinstein.
    Espero que esse post seu sirva para outros, como as conversas com vc serviram pra mim. Que a conheci e aprendi a admirá-la assim, através de vc!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. hahahah agora sim??? como assim???? hahahha
    Adoro ela tbm!
    Poxa, cara, muito obrigado pelas palavras! De verdade, valeu mesmo!!!
    É sempre um prazer falar de música com vc.
    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, você deve conhecer Dinu Lipati, não? Se não o conhecer, procure seus discos. Um de meus preferidos tocando Chopin. Um abraço. Sergio

    ResponderExcluir
  8. Caro Sergio

    Claro,conheço sim! Aliás é uma ótima idéia para um próximo post. Também gosto muito. Sua interpretação dos romanticos em geral eram geniais. Pena ter morrido tão jovem.

    Obrigado pela visita
    Grande abraço

    ResponderExcluir