sexta-feira, 7 de maio de 2010

Prodígios

Não é novidade no mundo da música, em especial a erudita, o surgimento das chamadas "crianças-prodígio". Pode não parecer, mas existem milhares delas por aí. Esses seres super dotados quando se destacam na música realizam proezas que até Deus duvida........
Muitas delas tornam-se profissionais, fazem carreira de grandes concertistas. Outras ficam no anonimato, pois afinal a concorrência estre elas é tão grande quanto seu talento.

Atualmente, nos diversos concursos internacionais de piano mundo afora, é fato a supremacia dos orientais nesses certames. É no importantíssimo Concurso Chopin de Varsóvia, no Concurso Franz Liszt, no Leeds da Inglaterra ou seja lá qual for, eles estão lá, prontos para levarem mais um. E sem nenhuma exceção todos foram prodígios, super-dotados, geninhos etc etc etc....chamem como quiserem.
Nesse vídeo uma garotinha de apenas 8 anos interpreta, SIIIIM, ELA INTERPRETA o difícil Estudo de Concerto de Liszt "Gnomenreigen", ou Dança dos Gnomos.
Não são todos eles que me impressionam, mas não tem como não se impressionar com essa belezinha chamada Umi Garret.
Ainda é cedo para que ela entre na "super importante" (rss) série do meu blog Grandes Pianistas. Mas não podia deixar de apresentá-la à vocês.

Com vocês: Umi Garret!!!!

6 comentários:

  1. É assustador ver uma criança desse tamanho tocar uma peça tão "very hard" como essa...

    E ao mesmo tempo, penso: "Por que não nasci assim?"... rsrs... =)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, imagine essa garotinha daqui uns 10 anos...Estará pronta, prontíssima!! Tocando tudo que é mais "very hard" que existe...

    Mas não esquente, ta certo que quase todos nasceram assim, Nelson Freire, Martha, Moreira Lima, Guiomar Novaes, Kissin...etc etc....mas outros conquistaram seu espaço com muito trabalho. Muito suor e lágrima. Pode demorar mais e com certeza demora, mas a gente chega lá..rs
    Bjo e Bora pro piano!!!

    ResponderExcluir
  3. O que mais me impressionou foi seu amadurecimento emocional. Em alguns momentos, pareceu-me um adulto em um corpo de criança. Foi assustador e, sem dúvida, impressionante.

    Grande abraço Rodrigo

    André Machado

    ResponderExcluir
  4. Grande André!!! Que grata surpresa meu amigo! Que bom te encontrar por aqui.
    Cara, é verdade, vc falou tudo, parace um adulto no corpo de uma criança. Incrível como ela encara a peça e o piano.
    Abração meu amigo e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. BIZARRO!

    Cada vez eu fico mais convencido que ETs não só vivem entre nós, como se reproduzem com seres humanos!!!¬¬

    Malévola inveja...

    Daniel Alabarce

    ResponderExcluir
  6. O que eu mais admiro nas crianças, prodígios ou não, é aquela fase... quando ainda não se despertaram para o conceito de "melhor" e nem "pior" nem de "ridículo" ou o de " impossível".

    Lendo " Outras ficam no anonimato, pois afinal a concorrência estre elas é tão grande quanto seu talento."

    Me lembrei dessa frase de Ghandi:
    - Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor. -

    A maior satisfação de quem vive pelo que gosta não é ser reconhecido, aplaudido, almejado, mas sim, continuar vivendo através daquilo que gosta, continuar sendo o que se é.. =)

    p.s. Salve Umi Garret! rsrsrs \0/

    ResponderExcluir