segunda-feira, 31 de maio de 2010

IRONMAN BRASIL 2010

Ironman:
A principal prova de triathlon que existe. Afinal foi assim que tudo começou. Um desafio que parecia ser impossível de ser realizado.
Mas alguns loucos e poucos seres humanos realizaram a proeza. Numa época em que se nadava de sunga, pedalava em bikes de ferro e corria com roupas de algodão.

Hoje ainda é considerada loucura pra muita gente. E eu me incluo nisso. Mas para alguns (e eu me orgulho em dizer que "alguns" desses "alguns" são meus amigos) é um desafio a ser superado e aconteça o que acontecer, só se para quando cruza a linha de chegada.

Não sei exatamente quantos Prós correram a prova no Brasil, mas sei que a maioria, maioria meeeesmo são os chamados "atletas amadores". Atletas que têm outras profissões e não se dedicam 100% ao Triathlon. É essa galera que faz o Ironman, e digo, não fazer por fazer, e sim fazer a coisa toda acontecer.

É claro que nos impressionamos com os tempos absurdos dos "caras". Nos perguntamos: como pode nadar tão rápido? fazer uma média tão alta na bike??? Como pode correr uma maratona abaixo dos 4min/km depois de ter feito 180 pra tanto de média???
Bem, eles vivem disso. Treinam pra isso. Ganham pra isso. E se nao for só a santíssima trindade: treino + alimentação + descanço, que seja algo a mais, alguma fórmula secreta...que ninguém possa falar!!! Isso não importa.

O que mais me impressiona e me dá um pontapé daqueles nos dias de preguiça, é a dedicação, disciplina, persistência e amor aos treinos e competições de pessoas "comuns".

Pessoas como minha amiga Nilma Machado que correu o Iron pela segunda vez e baixou seu tempo em incríveis 50 minutos. Com uma natação impecável, saindo na frente de atletas prós. Um ciclismo forte que mesmo depois de um tombo, sua concentração e foco mantevesse em só um objetivo: terminar essa "bagaça". E terminar bem. E terminou mesmo. 14º Lugar dentre mais de 30 atletas de sua categoria. Parabéns!!!!

Pessoas como minha amiga Claudia Aratangy que estreiou no Iron. E arrebentou!!!!!
Sua saga está sendo narrada em seu blog http://ironmanumainsanidade.blogspot.com/
Sua dedicação aos treinos, narrada ao longo de sua preparação no mesmo blog é de incentivar e emocionar qualquer um. Tive a honra e privilégio de fazer parte, mesmo que pouquinho dessa preparação. Corremos juntos eu, ela e Nilma os 25km na Maratona de São Paulo. Ela correu 30 e olha que tinha feito um baita pedal no dia anterior! Parabéns!!!

Aos meus amigos conterrâneos: Nelsinho Penedo que concluiu seu 2º Iron e baixou muito seu tempo também! Sempre conversávamos sobre treinos e ele me dizia o que ia fazer ou o que tinha feito. E pude acompanhar toda sua dedicação a esses insanos treinos para um Iron. Certa vez o vi correndo a noite, debaixo de chuva e longe de casa....Depois soube que era um treino de 30km. Parabéns garoto. 2011 tem mais!!
Ao meu amigo Giovanni Azzolini, que nao conseguiu se preparar como devia, e mesmo assim foi que foi. Concluiu essa insanidade, e foi sua primeira prova!!!! Parabéns!!!!!

Um dia será minha vez. Mas não tenho pressa...rs

Parabéns a todos vocês, atletas!!!! Vocês são mais que os prós, tenham certeza disso!!!

Agora uma coisa chata. Mas preciso comunicar a vocês.
Nosso amigo Giovanni Azzolini teve seu carro aberto na madrugada de segunda pra terça em Florianópolis, depois da prova. E dentro estava simplesmente TUDO da prova.
Ainda nao consegui falar com ele, mas vou ver exatamente tudo que foi roubado(marcas, modelos...etc) e divulgo aqui, provavelmente atletas se interessarão em comprar e quem sabe conseguiremos reaver pelo menos uma parte. Sei que foi: Bike, roupa de borracha, GPS, tenis, sapatilha, capacete e até a medalha da prova!!!!! Que PREJU!!!!!!!! Coitado...
Aos meus amigos do Sul. Kiko e Michel se de repente algo chegar por aí...Depois informo com mais detalhes os "itens" furtados.

Um abraço a todos e PARABÉNS MOÇADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Rodrigo!
    Que belo post! me deixou emocionada...
    Para mim IM era uma prova só para atletas mais experientes, que se abdicavam de tudo para treinar. Uma prova linda de assistir e que algum dia eu iria realizar o meu sonho de participar! Agora estou aqui… Feliz da vida por ter conseguido ser 2x iron...! Cruzar aquela linha de chegada é uma sensação mágica, emocionante, intensa e indescritível...!
    Sei que um dia vc estará lá para conferir!
    Conte sempre com seus amigos irons!!!

    Um beijo e Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo, puxa que legal este post! Mais uma vez, fui brindada com suas palavras carinhosas.
    Ano que vem você poderia ir nos assistir, vai ficar louco pra fazer e vai curtir muito!
    Vamos tentar combinar um outro treininho ainda este ano, né?
    beijão e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Meninas, meninas...não precisam agradecer nada. Eu é que tenho que agradecer pelo incentivo, dicas, treino.....Ano que vem vou assistir. Quero ver de perto isso tudo. E Claudia, vamos treinar sim...não tenha duvida disso!!!!
    Um Beijão pra vocês!!!!

    ResponderExcluir