quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VIVA A PIANOLATRIA!!!!!!!

Única foto reconhecida de Chopin



Viva a pianolatria! Viva os estudos de Chopin! Viva os trancendentais de Liszt! Viva os concertos de Rachmaninoff e as sonatas de Beethoven!!! Viva, viva!!!
Ano passado nós homenageamos Heitor Villa-Lobos, pelos 50 anos de sua morte. Em 2010 homenagearemos Fryderyk Franciszek Szopen, ou simplesmente Chopin pelos 200 anos de seu nascimento. Nascido numa aldeia de nome estranho, meio (ou completamente) impronunciável chamada Zelazowa Wola, que ficava nos arredores de Varsóvia. Sua mãe deu a luz ao menino Chopin as seis horas da tarde do dia 1º de março de 1810. Engraçado que no registro de nascimento da paróquioa local, consta o dia de 22 de fevereiro, mas segundo a própria mãe do nosso homenageado, ele nasceu no dia 1º de março, portanto, se a mãe falou, tá falado!!! Isso porque ja falaram até que ele teria nascido em 1809.....eitaa!
Seu pai, Nicolas Chopin, veio da França e estabeleceu-se na Polonia em 1787, aos 16 anos, sendo guarda-livros de uma companhia francesa, que logo faliu, viveu de lecionar a língua francesa. Pensou em voltar para seu país, mas por duas vezes foi impedido por questões de doença. Apaixonou-se por uma jovem de 26 anos chamada Justina Krzyzanowska, casou-se e com ela teve quatro filhos, Frederic Chopin foi o segundo e o único homem, firmou-se definitivamente na Polonia.
O pequeno Frederic, ja mostrava desde cedo que era dotado de de um instinto musical quase tão agudo quanto de Mozart. Aos 8 anos teve sua primeira obra impressa, era uma Polonaise, uma peça logicamente simples, mas para um garoto de 8 anos.....Aos 16 anos resolveu estudar composição com Józef Elsner, que a princípio queria que ele se dedicasse a escrever sinfonias, sonatas e até mesmo Ópera....mas deixou que ele seguisse livre, compondo como que queria.
Foi à Viena, o maior centro musical da Europa naquele tempo, deu concertos, foi aplaudido, ganhou a admiração de anônimos e severos críticos. Voltou a Polonia quando decidiu que deveria buscar reconhecimento em grandes centros da Europa, chegou a Paris na terceira semana de setembro de 1831. Logo se tornaria um dos professores mais requisitados, e artista disputado. Embora, grande pianista, fez pouquissímos concertos durante a vida, Alfred Cortot, em Aspectos de Chopin, cacula que ao longo da vida teria se apresentado cerca de apenas 30 vezes.
Na França envolve-se com uma artista bem moderninha para a época, Aurore Dudevant, divorciada e mãe, escandalizava na época, pelo seu comportamento e seus romances (livros), adotava o pseudônimo de George Sand, devido ao machismo que rondava o círculo literário naquele período. Um pouco dessa história, claro que satirizando, é contada em um dos epidódios do Chapolin, isso mesmo, Chapolin Colorado!! É muito engraçado por sinal...rsssss
Chopin foi um compositor que dedicou-se totalmente a escrita para teclado, claro que tem alguma coisa ou outra de música de camara, mas é na obra para piano solo que ele transmite toda sua capacidade técnica, toda sua sensibilidade. Ouça seu estudo Op. 25Nº11, ou qualquer um de seus noturnos, e verás que, embora haja tanta nota em um único compasso, nunca é apenas efeito sonoro,feitos malabarísticos ou simplesmente uma erupção de ego, sempre tem algo mais importante por trás, uma saudade, uma revolta, uma paixão....é dessa forma que a obra do grande mestre Polonês, conquista musicos, amantes da musica, leigos que nunca tiveram paciência para sentar-se em uma poltrona e ouvir uma sinfonia inteira (que logicamente, não é tarefa das mais fáceis), mas que ficaram maravilhados ao reconhecer as primeiras notas de seu mais célebre noturno, o Op.9 Nº2.
O grande herói do romantismo foi sem dúvida nenhuma o Piano, instrumento idealizado no final do século XVII por Bartolomeo Cristofori e aperfeiçoado ao longo do século XVIII por fabricantes de várias partes da Europa.O apogeu do virtuosismo aconteceu durante esse período, e algumas mundanças também aconteceram, como a forma de se apresentar em público, artistas malabares que surgiam, moçoilas apaixonadas que ficavam à beira do palco suspirando pelo virtuose bonitão e tudo que viria a se tornar "normal" nos dias de hoje foram ficando cada vez mais "normais" naquela época. Chopin tinha muitas admiradoras, assim como Lizst também tinha, ou Brahms quando jovem. As garotas faziam com que seus pais gastasse muito dinheiro para "bancar" as aulas com Chopin.
Foi amigo do pintor Delacroix, que embora o tenha ajudado muito, e tivessem grande amizade, Chopin nunca elogiou um quadro dele.
Sua obra consiste de Concertos para piano e orquestra, Estudos, Prelúdios, Valsas, Noturnos, Polonaises, Improvisos, Baladas, Scherzos.....e tantas obras "avulsas" que são verdadeiras obras-primas não só da literatura pianística, mas do universo musical em geral.
Chopin é citado em uma biografia como típico estereótipo do artista romântico: vindo de longe, conquista a capital do mundo, frequenta a alta sociedade, envolve-se com ua escritora célebre; abandonado por ela, nostágico da oprimida terra natal e doente dos pulmões, falece precocemente.
Depois da separação de Sand, uma aluna, Jane Stirling provavelmente uma "paquerinha" o levou a uma turnê britânica em 1848 que fez com que seu estado de saúde piorasse muito, ele que sofria de tuberculose, caso que teria sido agravado depois de uma temporada chuvosa em Mallorca, voltou a Paris pesando 45 Kg.
Chopin faleceu no dia 17 de outubro de 1849, seu corpo foi velado na Igreja de Madeleine, durante suas exéquias foram executadas sua marcha funebre, da sonata em Si Bemol Menor e o Réquiem de Mozart.
Estima-se que mais de 3 mil pessoas tenham comparecido ao seu funeral.


Túmulo onde está sepultado

3 comentários:

  1. to tentando comentar faz um tempo, mas dá erro o tempo todo!

    então... Realmente, Piano é um dos melhores vícios (tete a tete com o lúpulos...rsrs)

    E eu quero um túmulo desse pra mim quando morrer!!!

    Muito bom o seu blog! vou estar sempre por aqui! aparece lá no meu blog também!

    falow!

    ResponderExcluir
  2. Bom, como virou moda, as pessoas já estão reservando um lugarzinho na "cidade dos pés juntos" então já vai fazendo suas economias aí pois um tumulo desses nao fica barato, claro que pra quem ficar né!? rsssss

    ResponderExcluir
  3. hahaha! Então, mas eu pretendo que quem ficar prefira por cremar, por que... vai saber se me enterram vivo ainda! haha!

    ResponderExcluir