segunda-feira, 18 de julho de 2011

Back to the Mountain




Há exatamente um ano eu desembarcava em La Paz para realizar um sonho antigo. Percorrer algumas cidades da Bolívia e Peru para depois enfrentar a clássica Trilha Inca que leva a cidadela de Machu Picchu.

E para comemorar esse aniversário, nada melhor que voltar à natureza. Ontem depois de muitos anos estive de volta ao Pico dos Marins. Um maciço de rocha de 2.420m. O maior do estado de SP.



Mas devido alguns imprevistos que ocasionou num atraso desnecessário, o cume ficou para a próxima, já que o tempo estava fechando e encarar a volta em plena escuridão seria um risco ainda mais desnecessário. Cheguei perto, e a apenas 120m do cume o bom senso optou por abortar a missão.




Parece pouco, mas num lugar como esse, não é! Aliás, quando estive na Trilha Inca, demoramos horas para avançar 400m. Comentei com o guia que eu já havia feito essa mesma distância correndo em 1'07". Lá em cima é outro papo!



Esse montante de rocha foi escalado pela primeira vez em 1911 e sua dificuldade técnica é considerada "level hard".







Aconteceram no local muitos fatos curiosos e trágicos. O mais famoso deles é do garoto Marco Aurélio(15), um escoteiro que desapareceu misteriosamente numa expedição em 1985 quando foi incumbido de descer ao acampamento base para buscar ajuda, pois um dos integrantes de seu grupo havia se machucado. O caso mobilizou 300 homens e foi a 3ª maior busca da América Latina. Até hoje seu paradeiro é um mistério e várias hipótoses foram levantadas, inclusive a de abdução...(sic). Existem dois livros sobre o caso.




A escalaminhada começa dentro da mata fechada e conforme vamos subindo, ela vai sendo substituída por rochas, embora o verde esteja sempre presente.
Como disse, cheguei perto do cume mas não pude avançar, de qualquer forma valeu a pena estar lá de novo e foi uma ótima forma de comemorar esse "aniversário".



5 comentários:

  1. puta, cara! Que muito louca essa escalaminhada!

    Lugares perfeitos pra relaxar (depois de cansar bastante, né).

    Que bom que você não se perdeu por lá, se fosse eu teria sido bem diferente. kkkkk. Também tem a possibilidade de que o garoto tenha sido comido por formigas, né? Formigas modificadas intencionalmente pelo governo para experiências secretas (¬¬) puf...

    abração, cara!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo. Parabéns por sua alegria e bom senso na montanha. Ficamos felizes em conhecê-lo pessoalemtne. Esperammos realizar outras triilhas juntos. O Blog está ótimo. Abraços da Equipe Troupe da Trilha.

    ResponderExcluir
  3. É sim Daniel....É lindo lá. As fotos não demonstram nem 1% do que é de verdade. Quando quiser podemos combinar. Acho que ninguem pensou na hipótese das formigas, mas nao pode ser descartada...hahaha. Cara, nao perdi graças as Guias Julia e Doraci que nos acompanharam, pois é bem facil errar o caminho por lá....
    Grande Abraço meu amigo!


    Júlia e Doraci. Obrigado!! Realmente foi de uma alegria enorme estar lá e acho que bom senso é tudo nessas horas. Espero realizar sim, muuuitas outras juntos!
    Que bom que tenham gostado do blog, fico feliz!!
    Grande abraço a Troupe!!! Que venham outras mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo mesmo lugar! Descobri esses dias que meus parentes que estão morando no Peru, vão se mudar p Venezuela. Lá se foi minha chance de conhecer Machu Piccho =/
    Mas ei, mande seu CV pra National Geographic ou, sei lá... pro Fantástico kkkk Vc vai ficar riiiico fazendo isso.

    ResponderExcluir
  5. Ah! E eu acho que o garoto caiu, quase morreu, foi achado por lobos que o salvaram e o criaram e agora ele é o menino lobo. Fim

    ResponderExcluir