quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Treinos Insanos X Estudos Insanos

É comum ver em blogs, frases de Facebook e tantas outras redes da internet pessoas dizendo o quanto treinou ou quão maluco foi o treino. Se é tudo verdade não podemos dizer, mas uma coisa é fato: Pra tudo que for fazer e querer fazê-lo bem feito é necessário sim, muita disciplina, força de vontade e também algumas maluquices.

Como já postei, esse ano vou buscar de forma obcessiva porém consciente o sub40 nos 10km, se vou conseguir é outro papo. Mas vou treinar muito pra isso.

Desde que comecei a treinar pude perceber que a ligação entre música e esporte é muito grande, em certos aspectos, claro. Alguns exemplos disso é a dedicação diária que cada um necessita, a paciência necessária para chegar onde se quer, os dias bons e ruins que enfrentamos nos treinos e competições assim como num dia de estudo ou apresentação pública. Até mesmo a competição, essa que não deveria existir nas Artes, também acontece de forma semelhante.
Na realidade isso se aplica a tudo, mas em especial nessas duas profissões onde a margem de erro é baixíssima quando pensamos em performance.

Atletas de alto rendimento treinam muito. Um corredor de elite treina cerca de 11 vezes por semana, ou seja, treinos em dois períodos, e seu dia de descanso é uma corridinha de meia hora.

O Bi-Campeão do Ironman do Hawaii, Norman Stadler, foi parar no hospital depois algumas semanas treinando duramente para o mundial.
Emil Zatopek fazia séries imensas de 400m, assim como longos atrás de longos.
Arnold Schwarzenegger realizava séries intermináveis na extensora, pois acreditava que assim definiria suas pernas.

Na música é bem parecido. Normalmente em época de formação são necessárias horas e horas junto ao seu instrumento. São dias e mais dias repetindo as mesmas notas, frases, escalas....Não que isso vá mudar muito depois, mas dependendo de qual área você seguir, suas horas ficarão limitadas.


Quando apenas estudava, me dedicava cerca de 8 horas por dia ao piano. Claro que não eram seguidas. Aliás essa é uma das insanidades contadas por estudantes assim como nos treinos, que duvido veementemente, é em relação as "tantas horas que estudei hoje". Uns parecem que não dormem, não comem, não fazem mais nada a nao ser estudar...

Pois bem, em alguns casos não posso duvidar. Como o caso do pianista russo Sviatoslav Richter que dizem, estudava cerca de 12 horas por dia. E ainda o fazia após ter dado um concerto. No caso desse cara eu até acredito...rs. Ele realmente era insano!!!!! É só ouvir ou assistir suas gravações para comprovar. Sem contar que naquela época, na extinta União Soviética, não havia muito o que se fazer a não ser estudar.

Arturo Michelangeli era outro, obcecado pela perfeição, também ficava horas estudando e segundo as "más linguas" chegava a ficar 3 horas em apenas alguns compassos.


Arthur Rubinstein dizia algo mais ou menos assim: " Se fico dois dias sem estudar percebo, se fico fico 5 dias sem estudar meus amigos percebem, se fico uma semana minha esposa percebe, se fico mais que isso TODO MUNDO percebe".

Arnaldo Cohen tentar manter uma média de 6, 7 ou 8 horas. E é assim com todos que se dedicam somente aos concertos.


Insanidades a parte, acho que realmente a repetição leva a "quase" perfeição.
Não acho que no meu caso serviriam muitas horas treinando nem estudando. Na primeira eu com certeza iria me machucar, na segunda não conseguiria manter um nível de concetração muito proveitoso depois de muitas horas (cerca de 10).
Acho que o bom senso é fundamental. Como disse tenho como meta atingir um 39'59" nos 10km, vou treinar muito pra isso contanto que não prejudique minha saúde física e principalmente mental. Com relação a música, voltei a estudar bem. Já tenho uma apresentação agendada para março e quero tocar muito bem, e pra isso vou estudar muito, mas muito mesmo!!!!!!!

Aliar certas "maluquices" ao bom senso é uma excelente maneira de alcançar seu tão sonhado objetivo, desde que venha acompanhada de uma boa dose de paciência.

2 comentários:

  1. É, Rodrigo, os russos e os chineses são os russos e os chineses! kkkkk

    Nós que somos brasileiros temos que dar um "jeitinho".

    Aguardarei a sua apresentação ansioso, e torço pra que você consiga mesmo atingir sua meta dos 39'59" nos 10km!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Daniel, com a gente é na raça mesmo!!
    Obrigado pelo comentário e valeu pela força, amigo!

    abração

    ResponderExcluir