terça-feira, 26 de outubro de 2010

"O Cara"

Cheguei um pouco antes das 8:00 na pista. Ainda sonolento.
Ao entrar, vi um magrelo parado em frente ao vestiário, com um shorts da BM&F, escondido embaixo de um boné e com uma cara de sono e preguiça muito pior que a minha. Cumprimentei-o:
- E aí, tudo bem?
Parecia que ele não tinha acordado ainda, ele simplesmente respondeu:
- Tudo certo.
Rapidamente me veio a cabeça: Esse cara me parece familiar!
De repente, alguém grita pra esse magrelo:
- Ei Marílson, onde você deixou a mochila?

Cara!!! É ele!
Sei que pode parecer ridículo e uma tietagem boba, mas e daí? Era o "cara".
O Bi-Campeão da Maratona de Nova Iorque, o Bi-Campeão da São Silvestre, o cara que corre 10km em 28 minutos e já correu em 27!!!!!!!!!!

Caramba, ia ver o cara treinar.
Mas infelizmente, eu estava com as horas contadas. E só depois de um tempão ele começou a aquecer, e demorou aquecendo, depois alongou quase uma hora, depois fez uns educativos, depois alongou de novo, e nisso eu ja estava quase atrasado. Tive que ir, mas essa semana ele ainda estará por aqui e quem sabe eu dê sorte. Da última vez o treino tinha sido "tranquilo": 20 x 600 pra 1'30" com 45" de intervalo, pelo menos foi o que me falaram. Também a ocasião era a preparação para Nova Iorque.

Abraço à todos!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Competição e Treino!!!

Até que enfim.
Minha última competição tinha sido em junho, pra quem sofria de overcompeting (não é, Claudia rssss) isso é muito tempo. Devido a compromissos de trabalho e minha nova faculdade, perdi a motivação para treinos e consequentemente competir. Até que..... descobri que haveria um biathlon em Ilhabela, da série em que a Gatorade patrocina. Corri a primeira etapa e me animei em ir de novo. Acabei me inscrevendo de última hora. Precisava me motivar, tinha que correr alguma coisa. Então que seja agora, já!

A largada aconteceu pontualmente as 14:30 deste último sábado e reuniu bastante gente, equipes inteiras vindas de toda parte, bem legal.
A prova é curta, 500m de natação + 3km de corrida. De fato não havia 500m, tudo bem, é pouco assim mesmo. Mas outra coisa é fato, preciso melhorar. Não somente a força e técnica, mas minha cabeça. Ainda tenho umas "panes" nadando no mar. Até a primeira bóia fui tranquilo, depois a coisa entortou. Comecei a sentir uma tremenda falta de ar, nadava com o calcanhar de um cara a um palmo do meu nariz, fiquei "engavetado" no meio de uma galera, fui me apavorando. Foi assim até chegar a segunda bóia. Quando a contornei, e fui em direção a praia, tudo mudou. Dei um baita tiro, me sentia forte e confiante. Cheguei muito rápido à praia, passei uns 4 caras nessa ultima reta e entrei na area de transição com mais outros dois que estavam um pouco a frente. Nessa hora só pensava: agora sim, agora eu tô em casa!!!
Corri forte, passei muita gente, muita mesmo e num percurso duríssimo. Subidas e mais subidas, quem já correu essa prova sabe do que estou falando. Subidas íngremes, e várias delas!!! O bom é que depois desce tudo, haja joelho.

Ao final, terminei na 28ª colocação geral em 73.
E na categoria fui 8º de 16.

Depois de tanto tempo sem treinar e competir, até que não fui tão mal, embora a primeira impressão tinha sido das piores. O lance é voltar devagar.

Saí de Ilhabela e fui pra Ubatuba, pois tinha combinado um treino com o pessoal de Taubaté que desceria a serra no domingo de manha.
Acordei quebrado, com o celular tocando. Todos ja tinham chego e estavam me esperando.


Belo treino. Curto, mas muito forte. Nadamos cerca de 500m, pedalamos 20km e corremos uns 4km, tudo em ritmo de prova. Depois aproveitamos o dia pra relaxar na praia e tomar umas cervejas. Foram algumas....aliás, foram muitas!
Foi muito legal reunir a galera. Treinamos, bebemos, nos divertimos. Coitadas das namoradas, que tiveram que aguentar um bando de bebados que só falavam de treinos e competições.
Muito obrigado, moçada! Popó, Maia, Robson, Gilsinho, Scooby e suas respectivas que além de tudo foram staff.

Obrigado pelo ótimo domingo!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SCRIABIN

Uma de minhas peças favoritas! Sem dúvida!

Essa, na minha opinião, não é sua melhor versão, mas ainda sim tocada de forma muito convincente por um dos meus pianistas favoritos. Na ocasião o ainda joven Evgeny Kissin.

Uma das páginas mais difíceis da literatura pianística, em todos os sentidos.

Estudo Op.42 Nº5 de Scriabin.

Atenção!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Não posso deixar passar




Não é que já estão surgindo meus primeiros cabelos brancos. Será que é por causa da profissão? Uns dizem que é culpa do signo, que é coisa de gente que leva tudo muito a sério. Dá nisso.

E quem leva tudo muito a sério e ainda tem essa profissão. Está explicado!

Hoje comemora-se o dia do Professor!!!!
Mais que uma profissão comum, é uma profissão de Fé. Embora seja um professor de música, perante aos olhos e rigores da lei, não posso considerar-me como tal. Só porque sou bacharel! Mas olha só.....!!!!!!!!!!!!!!!! Não sou professor! Bem, pergunte aos meus alunos.
Não quebrei a tradição da família, tudo bem, são somente duas gerações, mas não quebrei. Minha mãe também exercia a docência.
Estou estudando novamente, para me tornar um professor legítimo. Como se essas coisas pudessem ser ensinadas ou aprendidas.

Tantos e tantos professores passaram por nossas vidas, e tantos foram tão importantes e outros nem tanto.
Lembro-me de todos eles. Daqueles que me fizeram gostar de matérias que odiava, e daqueles que me fizeram odiar ainda mais aquela que já odiava.
Ahhh e tinha aquelas professoras boazudas, claro! No auge dos meus 14, 15 anos...Nossa....Haja imaginação!

Parabéns à todos que lutam (as vezes literalmente) bravamente perante a uma sala de aula repleta de seres de toda espécie. Dos mais calminhos e interessados, aos rebeldes revolucionários, e tem também os pseudo-intelectuais, na minha opinião os mais difíceis de se lidar.
Parabéns à todos que amam essa troca de informação. Que amam estudar e ensinar.
Que sentem um alegria imensa ao ver seus pupilos dando saltos maiores que os que você dava.


Aos músicos/professores.......... Bravo! Meus colegas, Bravo!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Janis Joplin


Hoje faz exatamente 40 anos que a música perdeu Janis Joplin, uma das melhores cantoras de blues branca da história do rock. No dia 4 de outubro de 1970 ela foi encontrada morta sozinha num quarto de hotel de Hollywood pelo companheiro da recém formada banda Full-Tilt Boogie, o músico John Cooke.

A cantora, de 27 anos de idade, estava deitada de bruços, entre o criado-mudo e a cama. Tinha o braço esquerdo marcado por uma série de picadas de agulha, por onde tinha injetado uma quantidade fatal de heroína, e o nariz quebrado, por uma provável queda. Ao seu lado, uma garrafa de uísque.


Janis Lyn Joplin nasceu em Port Arthur, Texas, no dia 19 de janeiro de 1943. Teve uma infância dura, embora fosse filha de um proprietário de uma refinaria de petróleo. Tratada com repulsa na universidade, era chamada pelos seus colegas de 'o homem mais feio do campus'. Largou a escola, tentou ser pintora e se meteu com os negros. Seu melhor amigo, um negro chamado Tio Tom, foi morto a pancadas pelos brancos em Port Arthur.

Seu caminho foi traçado pelo blues. Conheceu e apaixonou-se por um músico, Bruce, que logo depois morreu no Vietnã. Foi um amigo de Bruce, Sam Andrew, que a levou para San Francisco. Janis era diferente dos hippies. Bebia muito, tomava drogas pesadas e não queria saber daquela onda de paz e amor.

Ela chegou a ofuscar as bandas que a convidavam para tocar. Janis enlouquecia quando cantava e chegou a ficar nua durante uma apresentação. Em 1967 foi a grande atração do Monterrey Pop. Apareceu nas capas da Time e Newsweek. Foi para Woodstock, mas sua participação no festival não apareceu no documentário e no disco pela má qualidade do show.

Em fevereiro de 1970 veio para o carnaval no Brasil. Foi maltratada no Teatro do Municipal, onde era esperada como uma estrala de Hollywood e apareceu como uma hippie. Ainda por aqui, namorou o fotógrafo Ricky Marques Ferreira.

Ao todo a cantora gravou sete álbuns. Infelizmente, não se livrou da ideia fixa que a perseguia. 'Ninguém gosta mesmo de mim, sou feia demais para isso, só querem me explorar', declarou ela uma vez justificando seu modo agressivo de se apresentar. Com um estilo vocal próximo ao grito, Janis agitava o busto, os pés, os cabelos e as joias obedecendo ao ritmo da música.

Quando morreu era uma das cantoras de rock mais bem pagas do mundo. Fora do palco, porém, tinha uma vida solitária e vazia. 'O pior é a solidão', disse uma vez numa entrevista publicada pelo Estado. 'Com a fama perdemos todos os velhos amigos. As viagens nos distanciam e é difícil fazer novos amigos. Vivo para o momento das apresentações, cheia de emoção e excitação, como esperando por alguém a vida toda'.

Saiba mais

*Considerada como a voz feminina por excelência do rock, Janis teve uma vida agitada e confusa até morrer, aos 27 anos de idade.

*Entre 1970 e 1971 o rock perdeu três de suas figuras mais marcantes e influentes: Jimi Hendrix (18 de setembro de 1970), Janis Joplin (4 de outubro de 1970) e Jim Morrison (3 de julho de 1971).

*Quando tinha 16 anos, Janis já viajava pelos Estados Unidos de carona, fumava cigarros de palha e gostava de tomar gim. Frequentava guetos de negros, aprendia músicas sacras e lutava pela integração racial.

Fonte: Rose Saconi/Arquivo, estadao.com.br

domingo, 3 de outubro de 2010

A voz de Villa-Lobos

Uma de minhas maiores curiosidades, não só com relação ao meio musical, mas também envolvendo as maiores personalidades mundiais, é saber como eles realmente eram, não suas idéias, seu comportamento ou manias. Mas como eram fisicamente(embora a gente saiba por meio de relatos).Queria ver ao vivo, pessoalmente. E de todas as minhas curiosidades talvez a maior delas seja em saber como era a voz desses caras. Ficarei na curiosidade. Já que a maioria dos meus heróis ja morreram a pelo menos umas centenas de anos.

Para minha sorte, no início do século XX ja era possível realizar algumas gravações, e assim possibilitar saber como o Rachmaninoff tocava o próprio Rachmaninoff, ou como Rachmaninoff tocava chopin, ou como Bartók tocava Bartók e assim por diante. Que já é legal demais!!!!!!!!

Bem, para matar a curiosidade de mais alguém, estou postanto hoje para que vocês conheçam, um audio onde podemos ouvir a voz do maior compositor das Américas. Nosso Heitor Villa-Lobos.

Divirtam-se com uma pequena frase do genial Villa.