quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mãe, por que a gente só toca música de gente morta ???


Pode parecer brincadeira mas ja fizeram essa pergunta, foi depois de um recital. Claro que só poderia vir da sinceridade e espontaneidade de uma criança. E o pior, o compositor estava vivo, e piooor, estava na frente dela...A mãe quase morreu de vergonha.

De certa forma é até pertinente essa pergunta.
Jovens compositores vivem nos indagando sobre isso. Por que não tocar música contemporânea?
Por que as mesmas sonatas de Beethoven?
Por que os mesmos noturnos de Chopin?
Por que sempre Bach, Mozart??? Por que? Por que?

Porque sim, ué!!!
Por mais que saibamos da importância e dificuldade de se fazer música moderna, convenhamos que é muito difícil para um ouvido tonal assimilar sonoridades e aspectos tão peculiares e particulares.

Vivemos no século XXI, portanto, se faz música para o século XXI. Fato é que a maioria dos estudantes, profissionais e principalmente meros apreciadores informais ainda não conseguem admitir certos "erros" na sonoridade. Esta, que outrora parecia tão familiar, que dava aquela sensação de: já ouvi isso antes. Mesmo sem nunca ter ouvido a mesma. Uma sonoridade tão agradável que era capaz de acalmar uma criança, curar distúrbios ou fazer com que flores numa estufa florescessem mais rapidamente. Onde foi parar???

Então porque não aprender a ouvir? Desmistificar esses "erros" de som e começar a curtir algumas coisas.
A variedade é grande. Tem desde o dodecafonismo de Schönberg, passando pelo serialismo de Webern ao experimentalismo de Stockhausen e Cage.

Para não assustá-los, vou começar devagar, dando exemplo aos poucos. Aí vocês tiram suas próprias conclusões com relação a escolha de sempre fazer o mesmo repertório.

Essa é uma peça de Stockhausen com o grande Pollini.


Um abraço e boa audição à todos.

6 comentários:

  1. É... Muita porrada pra pouco dedilhado... haha..

    Mesmo assim, não entendi nada da música. Deve ser esse meu ouvido viciado! ;)

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  2. Vixe, mano! Muuuito estranho. Por enquanto, fico com os românticos e os clássicos...
    Ei, qdo é que vc vai escrever sobre esporte? Estou com saudades de dar meus pitacos! kkkk
    beijão!!!

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  3. Acho q eu ainda sou muito burro! kkkk

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  4. Hahaha to adorando os comentários!!!!
    Fer, essa peça é a proxima. Termina o Beethoven e começaremos os estudos de Stockhausen.......

    Clau!!!!!!! Viu que estranho!?! E é só o começo!!!! Tenho umas coisinhas pra mostrar..rsss
    Pois então, vou escrever sobre esporte sim, pode deixar. Ando sem treinar direito desde que cancelaram a prova de Ubatuba e meio desmotivado, mas vai passar. Saudade dos seus puxões de orelha!!! rssss
    Beijooo!!!


    Leandrão.....ja pensou um festival todo assim?!!? Existe! Bora???

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  5. putz! Nonsense! curti! hahahahaha!

    Mas é muito curto, queria mais!

    Mãe, quero mais!

    (E o mais incrível é que tem uma partitura, e ele está lendo notas que passam uma mensagem: "dê porradas no piano" ou: "cruze os braços, mas não se esqueça de dar porrada no piano, porra!" kkkkkk

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  6. Ha, interessante mesmo é que o cara toca Beethoven como ninguém, ganhou o campeonato chopin com 18 anos! Puta que pariu, um cara desse tem todo o direito de socar o piano, botar foto, sacrificar humanos em cima das cordas e o diabo a quatro! kkkk

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