quarta-feira, 28 de abril de 2010

Série: Grandes Pianistas

Abro aqui a série (com o "original" título): "Grandes Pianistas"
E pra começar, um dos maiores pianistas de todos os tempos Sviatoslav Teofilovich Richter , ou apenas Sviatoslav Richter. Foi para alguns o maior pianista da história e vou dizer porque.
Entre 1917, quando ocorreu a Revolução de Outubro, e 1955 a música da então União Soviética era um mistério para muitos estudiosos. O país era de grande tradição musical mas durante esse período os músicos soviéticos ficaram sem tocar por todo resto da Europa. Falava-se no Enigma Russo.
Alguns músicos ja eram conhecidos na Europa e Estados Unidos, como exemplo de Rachmaninoff, Prokofieff e Horowitz, mas foi somente a partir de 1955 é que o resto do mundo pode comprovar a alta qualidade artística dos soviéticos, preservada pelo comunismo.
Rchter nasceu em 1915 na Ucrânia. Começou a estudar piano com o pai e depois foi pra Moscou estudar com o grande pedagogo e pianista Heinrich Neuhaus.
Sua primeira apresentação em público foi aos 19 anos, bem tardia comparado ao resto dos pianistas, que geralmente aos 8, 9 ou 10 anos já faziam seus "Debut" frente ao público, em recitais solo ou lado de grandes orquestras tocando repertório de gente grande. Em sua primeira apresentação tocou, a Balada nº 4, Polonaise-Fantasie, Scherzo em Mi Maior entre outras obras de Chopin. A partir desse recital sua fama de virtuose começaria, assim como sua carreira.
Era dono de uma técnica e vigor incríveis. Algumas obras são tocadas numa velocidade impressionante e sem perder toda a música que nela existe. Pouco pianistas eram ou são capazes disso. Quem ja ouviu sua versão do concerto de Tchaikovsky sabe do que estou falando.
Neuhaus após ouvi-lo tocar, declarou: "Aqui está o aluno que estive esperando durante toda minha vida. Na minha opinião, um gênio".
Prokofieff dedicou-lhe sonatas, fez estréias importantes, venceu concursos em qual causou assombro entre os membros do júri. Tinha uma leitura à primeira vista instantânea, uma memória prodigiosa que lhe permitia ter um programa com mais de 80 recitais. Porém, em 1980, Richter sofreu embaraçosos lapsos de memória em público durante concertos no Japão e na França e, desde então, passou a sempre tocar com partitura, e podemos ver isso em vídeos onde ele ja bem velhinho toca sempre "lendo", ou melhor, a partitura apenas está lá, de segurança...rs.
Tinha uma personalidade forte e todos com quem tocava dizia em como era difícil trabalhar ao seu lado, não pela arrogância ou algo parecido, mas pela energia que ele emanava.
Fez parte do júri do conceituadíssimo Concurso Tchaikovsky de Moscou, e tinha instruções de dar notas de 0 a 10 a todos os canditatos, mas após ouvir Van Cliburn, deu nota 100 a ele e zero a todos os outros. Nunca mais foi convidado. Ahh, e Cliburn venceu a competição.
Viveu ao lado da cantora Nina Dorliak, mas há boatos de que era homossexual, e isso na União Soviética comunista era contra lei, apesar disso, o sistema nunca lhe criou problemas. O crítico americano Paul Moor afirma que "foram estas leis que o impediram de atingir a felicidade plena".
Existe um documentário sobre sua vida em que no final ele diz, não gostar de si próprio.
Richter se irritava com o rótulo, que as pessoas davam a ele, de militante contrário ao governo soviético. Segundo ele, "era contra o sistema mas em nenhum momento eu fui um ativista". Avesso a causas políticas, Richter nunca se filiou ao Partido Comunista, porém tocou no funeral de Stalin, em um piano de armário com os pedais quebrados.
Foi um cara simples, não se importava com bens materiais ou dinheiro. Dava concertos quando precisava de "algum". Preferia tocar para platéias do leste europeu do que ao público artificial do Carnegie hall.
Nas obras de Beethoven, Brahms, Scriabin ou Shostakovich, encontra-se sempre o pensamento e a voz do compositor nas interpretações de Richter. Nenhum outro pianista foi tão apto e flexível para entrar em contato com a essência de obras tão diferentes em si.
Seu conceito sobre a função do intérprete era utópico. Richter acreditava na tese de que o pianista, ao invés de "contaminar" a música com sua personalidade, deveria ser o mero espelho da partitura e incorporar as intenções emocionais do compositor.
Embora possuísse um vasto repertório, certas obras ele nunca tocou, dizia que tantos pianistas ja tinha as feito que não havia nada de novo que ele pudesse dar. Como o concerto nº3 de Rachmaninoff e o "Imperador" de Beethoven.
Nunca deu aulas catedraticamente, somente alguns jovens pianistas tiveram o privilégio de receber suas orientações.
Richter educou uma geração de ouvintes com as suas interpretações e sua escolha de repertório. Ele era um artista único e imprescindível, que desafiava sua platéia e atraia um enorme público fiel.
Apresentou-se e gravou muito também, inclusive há gravações ao vivo dele que são "clássicas" como "Pictures at an Exibition" de Mussorgsky. Que eu tenho..hehe
Richter faleceu no dia 1º de agosto de 1997. E deixou seu nome pra sempre na história da música.

Essa é sua versão do famoso "Estudo Revolucionário" de Chopin, incrível!!
Com vocês Sviatoslav Richter!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

20 comentários:

  1. Fala Rodrigão!!! Começando com Richter???!!! haha, começou por um dos seus prediletos!!! adoro ele também, espero que um dia haja espaço para o meu predileto, Alfred Brendel!!!!! abração

    ResponderExcluir
  2. Pois é Daniel, comecei com os dois pés no peito, dando voadora!!! rss
    Sem dúvida Brendel estará aqui. Gosto muito também. Ainda mais que o Bezzan estudou com ele. Pô!! Olha só, sou um discípulo indireto do Brendel hahahaha pobre coitado! Sonha!!!!!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Show!! Richter, muito prazer! Rodrigo, foi um prazer te conhecer pessoalmente. Vc ficou bem? Chegou inteiro? Aquelas dores todas passaram, espero!
    Neste sábado tenho 90 + 21. Começo cedinho e, depois padoca! Quer vir? No outro sábado tenho 100 de pedal e, no domingo, 20 de corrida. Pode escolher! (Ah, BTW, foi vc que escreveu todo o texto deste post??? Sério? Que história fantástica! e vc conta de um jeito muito legal! Sugestão: escreva um livro com a história desses músicos menos conhecidos). Bjs

    ResponderExcluir
  4. Claudia!!! Bem, então.....hehe inteiro não cheguei não, mas agora ja estou quase recuperado e pronto pra outra, ainda estou com algumas sequelas, mas está passando....rsss
    Foi um super prazer te conhecer!!! Puxa, esse fim de semana será um pouco complicado, mas no proximo acho que dá!!! eu te aviso.
    Boa idéia, hein!! Do livro, mas como o Richter que nao gravou ou tocou algumas obras, penso semelhante, tanta gente boa ja esvreveu tantas biografias....rs...acho que a minha seria apenas mais uma haha
    Beijão Claudia!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Rodrio é desse tipo de pessoa que nós queremos no nosso time pessoas que faz a diferença junte-se a nós nesse desafio e conheça esse Deus Todo Poderoso pois Ele conta com gente como você. É verdade. Suor, sangue e lágrimas sempre acompanharam a Obra de Deus. O caminho da fé nunca foi facilitado. Ao contrário. E quando se trata de um mega projeto como o Templo de Salomão, a ira do “homem natural” arde muito mais. Ele aprova riquíssimas construções de teatros, cinemas, estádios de futebol e esportes em geral. Mas algo sublime para a glória de Deus, especialmente do Deus dos escolhidos, não. É loucura. É desperdício. É jogar dinheiro fora.

    Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; nem pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente I Coríntios 2.14.

    Somente os espirituais têm discernimento para dimensionar a importância desse Templo para a fé cristã. Não se trata de um projeto denominacional, muito menos pessoal. Mas, algo tão glorioso, do ponto de vista espiritual, que transcende a própria razão. Certamente, despertará a fé adormecida dos frios ou mornos e os arremeterá a um avivamento a nível nacional e, em seguida, mundial.

    …porque Deus é Quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade Filipenses 2.13.

    Tenho a mais absoluta certeza de que o Mesmo Espírito que colocou em nós esse sonho há de tocar naqueles que vão nos ajudar a realizá-lo.http://bispomacedo.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  6. Ual... Seu Blog é simplesmente "mara"!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Josiani!.....Seja muitíssimo bem-vinda. Que bom que tenha gostado. Visite sempre.
    E obrigadão!! Obrigado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, Rodrigo.
    Sou estudante de Letras e uma eterna apaixonada pela Arte. Recentemente, dei início à realização de um sonho antigo: tocar piano. Descobri teu blog por acaso, garimpando no google páginas interessantes sobre grandes pianistas, e gostei muito desse post sobre o Sviatoslav Richter! Esclarecedor e fascinante para mim, uma curiosa sobre o assunto.
    Achei muito bacana também o que tu escreveste sobre ti, na parte "Quem sou eu". Muito inspirador para uma manhã de terça.
    Sucesso no esporte, na Arte e na vida - se é que esses são dissociáveis.
    Abraço,
    Joana Luz

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog, Rodrigo.
    Sou estudante de Letras e uma eterna apaixonada pela Arte. Recentemente, dei início à realização de um sonho antigo: tocar piano. Descobri teu blog por acaso, garimpando no google páginas interessantes sobre grandes pianistas, e gostei muito desse post sobre o Sviatoslav Richter! Esclarecedor e fascinante para mim, uma curiosa sobre o assunto.
    Achei muito bacana também o que tu escreveste sobre ti, na parte "Quem sou eu". Muito inspirador para uma manhã de terça.
    Sucesso no esporte, na Arte e na vida - se é que esses são dissociáveis.
    Abraço,
    Joana Luz

    ResponderExcluir
  10. Olá Joana, muito prazer!
    Fiquei muito feliz com sua visita e também em saber que é uma admiradora do piano. Que bom saber que o blog tenha contribuído um pouco para a divulgação dessa Arte.
    Que bom que tenha gostado do Perfil e que de alguma forma te inspire a encarar o dia.
    Conte-me como andam os estudos de piano, o que anda tocando etc...

    Seja sempre bem-vinda com suas visitas e comentários.

    Obrigado

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. sou apenas um pequeno aprendiz nao sei tocar direito gostaria de receber mais grandes conhecimentos se possivel me envie no elias.teclado@pop.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Elias, estou a disposição no que puder ajudar. Mas qual exatamente seu interesse? Sobre o que esta procurando?
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo. Meu nome é Clarisse, tenho 13 anos.
    Sendo Sviatoslav um dos meus maiores ídolo e influências, fico feliz em saber que existem (embora sejam poucas) pessoas que admiram uma arte tão complexa, laboriosa, e esplêndida. Toco piano desde os 7 anos, e posso dizer que toco grande parte do repertório de Beethoven (outro grande ídolo meu) e Mozart. Aos 8 comecei à me aprofundar no tema ''Grandes Pianistas'', e hoje escrevo um livro à respeito com previsão de lançamento para quatro/cinco anos.
    Obrigado por divulgar esta Arte que exprima a mais alta benevolência numa linguagem que a razão não compreende.
    Conte comigo para ler e comentar artigos daqui pra frente. Um grande abraço.

    Clarisse, 14.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo. Meu nome é Clarisse, tenho 13 anos.
    Sendo Sviatoslav um dos meus maiores ídolo e influências, fico feliz em saber que existem (embora sejam poucas) pessoas que admiram uma arte tão complexa, laboriosa, e esplêndida. Toco piano desde os 7 anos, e posso dizer que toco grande parte do repertório de Beethoven (outro grande ídolo meu) e Mozart. Aos 8 comecei à me aprofundar no tema ''Grandes Pianistas'', e hoje escrevo um livro à respeito com previsão de lançamento para quatro/cinco anos.
    Obrigado por divulgar esta Arte que exprima a mais alta benevolência numa linguagem que a razão não compreende.
    Conte comigo para ler e comentar artigos daqui pra frente. Um grande abraço.

    Clarisse, 13.

    ResponderExcluir
  15. Olá Clarisse! Que satisfação receber seu comentário!!! Parabéns, você escreve muito bem!! Seria uma satisfação ainda maior poder te ouvir um dia!
    Comente sempre, o espaço sempre estará aberto a comentários inteligentes como o seu.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Prazer abrir seu blog, Rodrigo, principalmente pelas suas admiráveis preferencias musicais e pelo que ele ainda anuncia... Aprendo e aprenderei muito, com certeza. Valeu! Abração! Marilda Maracci (Vitória-ES)

    ResponderExcluir
  17. Prazer abrir seu blog, Rodrigo, principalmente pelas suas admiráveis preferencias musicais e pelo que ele ainda anuncia... Aprendo e aprenderei muito, com certeza. Valeu! Abração! Marilda Maracci (Vitória-ES)

    ResponderExcluir
  18. Marilda, olá!
    O prazer é meu tê-la como leitora do blog. Espero poder ajudá-la sempre com tais informações. Seja bem vinda e comente sempre!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo,que alegria, que prazer para a ALMA E PARA O ESPÍRITO IMORTAL ter encontrado,neste seu blog, este imortal VIRTUOSE MONSTRO,Sviatoslav Richter, apresentando um Estudo de Frèdèric Chopin que POUCOS pianistas conseguem executar com tal força,pujança e velocidade!!! Sou estudiosa pesquisadora na linha holística esoterista,professora,sensitiva - compus 16 peças de música gênero erudito-ergosônico(música gigantesca,altamente energética e transcodificadora,para atingir,mais que multidões,multidimensões) - mas fatores kármicos e diversos fizeram com que eu tivesse que me dedicar a outras atividades.Ensino idiomas e sou numeróloga pitagórica,além de ter formação em física-astrofísica e metafísica-filosofia.É sempre grato ao coração e à mente de alguém como eu encontrar na web algo concernente à cultura real.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog Rodrigo,na verdade eu procurava algo sobre Beethoven e através de você tomei conhecimento de Sviatoslav Richter,não entendo nada de música clássica e muito menos piano,mas confesso que estou tomando gosto pelo estilo.

    ResponderExcluir