segunda-feira, 29 de março de 2010

Travessia

Ontem estive em Ubatuba pra estreiar numa travessia. Como ja disse minha natação não é das melhores, mas há de melhorar. Havia muita gente. Muitos amigos também, amigos nadadores e estreiantes assim como eu.
Só a pizza e a companhia do meu amigo Wilson e sua esposa no dia anterior ja tinham valido a pena.
O percurso era chatinho.Ia em linha reta, virava a direita num latão e nadava na diagonal até uma bóia, virava a esquerda e nadava na diagonal de novo até um barco, contornava e voltava na diagonal de novo.....virava a esquerda e depois direita.....e...... voltava....Pô, essa m#%d@ tem mais de 1000!!!!! E realmente tinha. Não precisava ser um nadador experiente pra ver que era mais.
A prova foi divida em duas categorias, 1000m e 3000m. E depois conversando com um amigo que ficou em segundo lugar geral no 3000m, me disse que isso era complicado, pois nuuuunca tem a distância certa!
Depois da prova ouvi dois caras dizendo que tinha em torno de 1400, sei lá!
A Claudia me deu umas dicas essenciais pra esse tipo de competição. Vai com calma, olhe pra frente e se sobrar gás solte no final....(valeu também pelas dicas sobre descanso, Obrigadão!!!!) Pois bem, foi exatamente o que fiz. Numa prova pedestre quando a gente quebra, é fácil, podemos sentar, tomar água, caminhar. Na bike é só parar de pedalar e dependendo de onde estiver ela te leva sozinha por um tempo.....mas e no mar??? No meio daquele mundo de gente, fico boiando? Pô, isso também cansa! Não podia me afobar e passar por apuros...rss. Então fui cauteloso a prova toda, nadei na boa, minha respiração estava absolutamente normal durante todo o percurso, não sentia cansaço nos braços e nenhum músculo "queimando". A única sensação que tinha é que nadava, nadava, nadava e não acabava nunca. Mas terminei a prova completamente inteiro, nem ofegante, nem "tonto" como costumo sair nas provas de triathlon. Com todos que conversei, nadaram na casa dos 25'-30', o que leva a crer que a distância era maior mesmo. Eu nadei em 32'.
Um outro amigo, bom nadador, esperava fazer os 3000 em 48'-50'. Fez em 1h03'.
Vou pra próxima etapa um pouco mais confiante e tenho certeza que posso fazer abaixo disso. No fim a sensação foi de que valeu muito a pena, aprendi algumas coisas e agora sei o que posso e o que ainda vou poder....
Um abraço e tenham todos uma ótima semana.

domingo, 28 de março de 2010

Album

Cavex







Ubatuba


Quando toquei no MUBE - 2004 - Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo





Fotos um pouco antigas
Prestigiando meus amigos e grandes músicos: Alê Vasconcelos ao fundo e Gui Lessa!

Gui, eu e meu amigo de longa data, o baita guitarrista Luiz Azevedo



Recital - Scarlatti, Brahms, Beethoven e Guarnieri





Troféu Brasil de Triathlon - Santos


Duathlon - São José dos Campos- Sou esse aí de azul


Aquathlon - Ubatuba

sexta-feira, 26 de março de 2010

I have been working like a dog......

Nesta última quarta meu dia começou cedinho. As 7:30 peguei a bike e fui pra estrada, fiz uma volta aqui que dá 42km cravados. Fui pro piano, estudei, estudei..... As 12:00 fui nadar 2000m. As 14:00 estava no conservatório. As 19:00 estava eu, novamente de terno e gravata, passando um calor infernal no Teatro Metrópole pra tocar no lançamento do livro do Cid Moreira. As 23:15 meu dia tinha acabado........comigo!
Na quinta de manha, estava na rua fazendo um fartlek e me sentindo muito cansado, muito mesmo.
Caramba, fiquei pensando: As vezes me cobro tanto nas competições e quando vou mal fico tentando me lembrar o que fiz de errado, mas sempre me esqueço de como tem sido a semana e as vezes como a semana foi errada. E a cada dia dou mais valor a nós mesmos! Amadores! Isso pode soar uma ofensa, quando alguém diz: Hunf, Amadores! Mas sei do dia-a-dia de cada um, nos depoimentos dos blogs, e vejo o quanto é desgastante essa vida de treino, trabalho, casa, trabalho, treino, competição, trabalho,família.
Um ótimo exemplo de dedicação e empenho, e me espelho muito nela, é a Claudia(www.ironmanumainsanidade.blogspot.com) Além do trabalho, ela é casada, tem 4 filhos, mora na doida São Paulo e ainda está treinando pro Iron!!!! Que legal, que exemplo!!!
Então é parar de choramingar, fazer o possível(e também o impossível), botar a cara no vento na hora que dá e fazer o melhor que puder, mesmo que você saiba que aquilo ainda não é o seu melhor.
Neste domingo vou partipar da minha primeira travessia, em Ubatuba, serão 1000m de prova( pasmem, nunca nadei isso no mar!). Minha natação é péssima e por isso mesmo estou indo, preciso melhorar e também aprender a nadar direito em águas abertas, não tenho parâmetros para comparações, nao sei em quanto tempo vou fazer e nem como vou me sair, mas vou assim mesmo. A única coisa que sei é que é uma prova de nadadores e eu vou estar lá, me sentindo um peixe fora d'agua (aprender a nadar a depois de velho é phoda!!!)maaaasss........e daí?!
Sei também que minha semana foi cansativa, e isso afinal é um ótimo sinal, sinal que produzimos!!!

Bem, depois conto como foi minha estréia e espero ao menos não me afogar rss.



Abração a todos!!!!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

A PROVA


Como é legal correr essa prova! Nas semanas que antecedem o evento só se falam nela. Nas academias, os grupinhos só conversam a respeito traçando metas e estratégias. A prova que até ano retrasado só era de 10km, passou a ter 5km também. Como a premiação é em dinheiro para os primeiros, muitos atletas de elite vem pra cá. O percurso é aferido pela federação paulista e conta pontos para o ranking.Ou seja, uma ótima prova. Extramamente bem sinalizada, com muitos postos de hidratação e passagens pelo centro da cidade com bastante gente assistindo. É diversão pura!
A competição foi vencida mais uma vez pelo atleta Luiz Paulo Antunes (Emerson Iser Bem)com 30'05", seguido por Gilmar Sivestre Lopes e pelo queniano Jacob Kemboi Kiprotich.

Minha prova:
É incrível como nesse tipo de prova segundos são importantes. Como detalhes são importantes.
Em 14 segundos eu perdi 12 posições!!! Quase uma por segundo!!!
Da minha categoria por exemplo. O 6º geral era da minha (1º na 30/34), e até o 17º geral o pódio foi completado! Ou seja, os cinco primeiros estavam entre o 6º e 17º da geral!!!
Eu não treino pra esse tipo de prova (10km), mas como queria curti-la, fui para os 10.Queria aproveitar a festa e sofrer um pouco mais.
O espertão aqui tomou um copão de água meia hora antes da largada e o resultado foi aquelas pontadas na barriga!! Passei reto em todos os postos. Não podia pensar em molhar a boca que ja imaginava as pontadas cada vez mais fortes. Ainda aprendendo com essas coisas!!
Minha idéia era passar o 1ºkm pra 4'30" e tentar segurar até o fim (o que daria 45', ta bom, tá ótimo!!!), mas de novo o espertão aqui errou. Passei pra 4'14"; o 2ºkm, 4'05"; 3ºkm 4'08". Pensei: Ou você se segura ou vai acabar rastejando. Pensa bem!
Diminuí o ritmo e cada vez que alguém mais forte encostava tentava seguir pra não deixar o ritmo cair demais.
A prova é cheia de falsas retas e no fim são duas subidas nada falsas!!! Então não podia arriscar a ponto de ter que caminhar nelas. Pô, minha mãe estava lá, o que ela ia pensar!! rsss
No km 8 um amigo passou por mim e me chamou, fui junto até o final mas não conseguia passá-lo, acabou chegando alguns segundos na minha frente. Que saco! Mas tudo bem! Vou treinar mais pra correr 10km.
Resultado final:
Tempo: 43'33"
Na classificação geral (masculino 10km): 115º de 892.
Na categoria: 17º de 149.


Ano que vem tem mais, e pra quem mora perto, aconselho vir fazer, pois vale a pena!
Abração e uma ótima semana a todos!!!

sábado, 20 de março de 2010

XXV PROVA PEDESTRE GENERAL SALGADO

É a amanha a prova pedestre mais importante da região. Pra mim tem um importancia a mais, ja que foi nela que eu comecei essa brincadeira. A primeira vez a gente nunca esquece, lembro da minha empolgação e entusiasmo e mesmo sem a menor noção do que era correr uma prova de 10km me arrisquei, um amigo, professor de educação física, na época disse que eu nem completaria, pois foi ótimo ouvir esse "incentivo", acabaria me rastejando mas acabaria. Depois de algumas andadas no percurso, muuuito sofrimento, aquelas perguntas clássicas e outras coisas que passam pela nossa cabeça: o que é que eu tô fazendo aqui? Hoje é domingo.....Pô, devia ter ficado na cama...etc etc etc. Terminei com 59min.
Lembro-me que pensava:
Mas que estupidez isso, nunca mais!!!!
Aí foi só cruzar a linha de chegada e........UM MÊS DEPOIS estava em Campos do Jordão correndo outra prova de 10km, dessa vez ainda mais difícil, porque além de ser lá em cima, a prova era rústica, foi dentro do Horto Florestal e tinha chovido muito.....mas terminei em 50min. Nem acreditava, 9 minutos menos!!! Depois descobri o quanto vai ficando difícil baixar um mísero minuto!
Daí pro Triathlon foi rápido, pois era um esporte que eu sonhava em praticar desde quando tinha 13, 14 anos. Na época em que atletas como Alexandre Manzan ainda era junior, Leandro Macedo no auge, Armando Barcellos, Ornelas, Fernanda Keller, Manssur Cristina de Carvalho, Marcia Ferreira....todos revezavam os primeiros lugares. Acompanhava esses atletas através da extinta Trekking.
Bem, essa prova foi em 2006. E aqui estou eu, empolgado e entusiasmado da mesma forma para mais uma vez estar na largada, no meio de quase 2000 atletas e agora um pouquinho mais experiente.
Os treinos durante a semana foram ótimos. Espero fazer uma boa prova.
Muitos amigos estarão lá, uns já corredores, outros que também vão estreiar.
Meus pais, que sempre quando podem me acompanham, estarão lá também. Ou seja, maior incentivo não vai faltar.


Galera, vejo vocês na linha de chegada!!!!

domingo, 14 de março de 2010

Atletas pero no mucho

O tempo voa, parece que foi ontem que estava na casa da tia Gil assistindo ao Brasil sendo eliminado, sem dó nem piedade pela França. O Ronaldão no auge......do seu peso. Aquela festa na concentração, treinos lotados, só faltaram as bebidas e as mulheres de biquíni! Que saudade! Será que esse ano vai ser assim também?
Porque afinal, jogador de futebol nem é atleta mesmo.....ou é? Bom, uns acreditam que sim, outros que não. Eles dizem que sim. Mas as vezes não mostram na prática tal comportamento, como disciplina, determinação e raça que um atleta deveria ter.....Vejamos: o Ronaldo chegou pra essa copa um pouco acima do peso, já o Vanderley Cordeiro estava absolutamente em forma na maratona de Atenas, então na verdade é só uma questão de disciplina, certo? Errado, é uma questão de encarar o esporte como ele deve ser encarado, com paixão, vontade de vencer, determinação, treinos, noites bem dormidas, treinos, alimentação balanceada, treinos e mais treinos e isso é a mais pura disciplina.....Não quero generalizar, de forma alguma, existem trocentos jogadores que levam a profissão a sério, o problema são outros trocentos que não levam tanto assim. Desculpem-me mas não ouço tantas histórias bizarras no triathlon ou atletismo. Aí falam: é que tem muita grana envolvida...Ta bom, mas embora eu não considere o automobilismo um esporte, também teria tudo para sempre estar envolvido em escândalos. Eu disse, SEMPRE.
Antigamente eles realmente não eram atletas, e não faziam questão alguma de ser, mas eles tinham paixão, amavam o que faziam. Hoje ninguém torce pra mais nada, nem amam mais nada .... Eu jogo pra quem pagar mais!
Sem contar os escandâlos. Que loucura essa última do Adriano, quebrou o pau com a noiva numa favela, e ela enlouquecida discute com o amigo dele e sai quebrando tudo...hahaha
E o Ronaldão, sai de uma festa lá pelas tantas da madrugada, dá umas voltas e resolve se divertir um pouco com algumas "acompanhantes". Será que ele não percebeu que aquela "belezinha" era um travesti??? Uma "moça" com a cara cinza de tanta barba....Pô, era só ele gritar: Quem quer ir pra um motel comigo? Que uma dúzia de maria-chuteiras se ofereceriam para tal. A "moça" em questão morreu ano passado e o que deve ter de jogador com o C*%! na mão........
E o nosso querido Maradona....ahhh esse sim. Fico sempre atento as boas novas do nosso hermano.
Vocês devem estar pensando que não curto futebol, pelo contrário, sou torcedor do São Paulo Futebol Clube e do meu glorioso Esporte Clube Taubaté, o Burro da Central.
Mas hoje, como atleta(amador, claro) me inspiro em outros nomes.

Como disse não quero generalizar e muitos deles, na verdade, nunca fizeram nada de errado, mas também nunca fizeram nada demais......!!!

Esse cara sim é um exemplo:


Ela também:



E esse:




Esse:


Elas:




Um abraço e Bons treinos....... a quem treina!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Retomando os treinos

Depois de duas semanas sem treinar direito (uma doente) e a outra compromissos e falta de ritmo mesmo, essa semana parece que vai engrenar e também terei um estímulo a mais. Passo a fazer meus treinos de corrida junto com a equipe de atletismo daqui. Comecei essa terça. As 7:30 da manha estava lá para meu primeiro treino com eles. Acho que vai ser muito bom correr com os corredores e meu treino será baseado no meu calendário de provas, e provas de triatlhon, duathlon, biathlon....athlons e athlons......
Com total falta de ritmo me encaixei num grupo que achei que tinha condições de acompanhar e fui com eles. Embora tenha atletas muito bons e fortes, o grupo é muito diversificado e todo mundo tem seu ritmo.
O treino era: 2km de aquecimento + os "chatinhos" educativos que só lá fui fazer de verdade e vou passar a fazê-los como se deve, e como cansa fazer!!!
E a série principal era: 3 x 2000m com intervalo razoavelmente confortável de 4'
Devido a falta de treinos e sequência senti muito já no primeiro tiro e o intervalo que parecia ser confortável tornou-se desesperador depois do 2º.
Mas foi ótimo, me senti bem o resto do dia, aliás, me senti pilhado o resto do dia e hoje ja estava bem melhor na natação.
Meus tempo foram:
1º - 7'50"
2º - 7'58
3º - quebrado 8'13"
Preciso encaixar uma boa corrida depois da bike ou natação, estou treinando pra isso e uma hora vai!

Abração a todos!!!!

sábado, 6 de março de 2010

Chopin

Quero prestar minha humilde homenagem a esse grande mestre do romantismo (diga-se período) Frederic Chopin. Esse ano completa 200 anos de seu nascimento. Essa é uma de suas peças mais populares junto com o Noturno Op.9 Nº2, dentre outras também muito conhecidas.
Mais uma vez um vídeo de Emil Gilels, e ao que me parece ele a tocou como um "extra", um "bis", após o recital.E isso não é pra qualquer um..........
Polonaise Op.53 em Lá Bemol Maior, conhecida como Polonaise Heróica é uma peça que exige alto virtuosismo do executante com passagens beeeem difíceis como as oitavas da mão esquerda (no vídeo aos 3'42") tocando mi-ré-do-si,mi-ré-do-si,mi-ré-do-si......e depois vai mudando.....
Foi composta em 1842 e dedicada à Monsieur Auguste Léo.





Com vocês, Emil Gilels!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Concerto de 171 horas em Varsóvia celebra aniversário de 200 anos de Chopin


O pianista Rafal Blechacz durante concerto que celebra aniversário de 200 anos de Chopin em Varsóvia (22/02/2010)


Mais de 250 músicos e cantores interpretarão em Varsóvia a música de Frédéric Chopin durante 171 horas, tempo que separa as duas possíveis datas do nascimento do compositor há 200 anos, informaram os organizadores do concerto.

De 22 de fevereiro até 1º de março, músicos profissionais e amadores se revezarão durante dia e noite em uma sala do centro de Varsóvia, indicou à AFP Pawel Besser, membro da associação Centrum Smolna que organizou a maratona de apresentações. "Como não sabemos qual das duas datas é verdadeira, tivemos a ideia louca de uni-las em um longuíssimo concerto", ressaltou.

A incerteza a respeito da data de nascimento do compositor polonês-francês persiste. A certidão de batismo de Chopin indica 22 de fevereiro de 1810, mas o próprio compositor e sua família sempre mencionaram o 1º de março como seu aniversário. "Um gênio tem o direito a nascer durante uma semana", brincou Waldemar Dabrowski, presidente do comitê organizador do Ano de Chopin na Polônia.

Durante a semana haverá também outros concertos maiores em homenagem ao compositor. A Orquestra Filarmônica de Varsóvia realizará concertos diários e contará com artistas renomados como o argentino Daniel Barenboim, Murray Perahia, Ivo Pogorelic, Nelson Goerner, Janusz Olejniczak, Rafal Blechacz, Kevin Kenner, Nikolai Demidenko e Yevgeni Kissin.

No dia 1º de março também será realizado um concerto especial, interpretado por Garrick Ohlsson, Leif Ove Adsnes, Yundi e Dang Thai Son, no Castelo Real de Varsóvia e na casa onde Chopin nasceu, em Zelazowa Wola, a 60 quilômetros da capital polonesa.


Muito obrigado, Leandro.