domingo, 31 de janeiro de 2010

O que está escrito ali ???


Durante uma aula muito interessante de como deveríamos tocar a bela sonata de Mozart KV 332, uma garota insistia em colocar "staccatos" em notas onde nao haviam. Indagada sobre o fato, ela explicou que era um "vício" que tinha adquirido quando na leitura da peça esses staccatos lá estavam. Indagada novamente sobre qual edição ela tinha estudado, então que respondeu: Hummm, sabe que nem sei!!! Pois bem, isso aconteceu durante o Festival Internacional Música nas Montanhas em Poços de Caldas, na aula do grande pianista e professor Gilberto Tinetti. A questão de edições já é antiga, e nos conservatórios por aí muito pouco respeitada.
A diferença de uma boa edição para uma outra qualquer, não está relacionada somente a articulações, fraseados, marcações de pedal, de andamento, de dinâmica.....mas como já presenciei( é raro mas acontece) de ter até notas trocadas......
Imaginem num texto, onde UMA vírgula é essencial para modificar a compreensão do mesmo:

O homem livre por natureza tem direitos inalienáveis.

O homem, livre por natureza, tem direitos inalienáveis.

Na primeira frase, supõe-se que apenas alguns homens, os livres por natureza, tem direitos inalienáveis. Na segunda frase, supõe-se que todos os homens são livres por natureza.

Então! Na música é exatamente igual, levando em consideração que a música também é uma linguagem, certo!?

A questão interpretativa é um caso a parte. Cada um é cada um, mas que a princípio deve RESPEITAR as indicações do texto. E é aí que mora o perigo......essas benditas indicações. Devemos acreditar em tudo que lemos??? Sim, se a edição for respeitável. Como fazer tal fraseado? A princípio como está escrito! Como deve soar isso ou aquilo?.......Como você entende que deve ser! Sempre partindo da idéia que devemos interpretar de acordo com a nossa visão sem modificar o sentido original do texto, o que o compositor pensou. Na verdade quando falamos de interpretação, isso gera uma série de convicções e blá, blá, blá....idéia para um outro post ainda mais complicado......rs

Estava conversando com um amigo via MSN há muito tempo atrás, e ele estava fazendo um trabalho sobre edições. Na época ele morava no EUA e enquanto falava comigo tinha a sua frente várias cópias de manuscritos das sonatas de Beethoven junto com várias partituras já editadas, e e ele comentava como nenhuma delas era fiel ao texto do compositor, e como era ilegível certas coisas, o que provavelmente causara muita confusão por parte dos copistas da época e estudiosos de hoje em dia. Li numa biografia de Chopin que ele gostava de mudar suas peças até mesmo depois de já editadas, e que seu célebre noturno Op. 9 Nº 2 teria sido modificado com a inclusão de vários ornamentos depois que já estava circulando por aí (isso para que dificultasse sua execução) , já que muita gente na época estava tocando-o, e sei lá porque, isso não agradou Chopin.




Sonata BWV 1001 de Bach para violino solo



O fato é que algumas dessas edições são extremamente confiáveis, a maior delas é a edição URTEXT ( que significa "texto original") ou seja , não passou na mão de revisores, que é quem adicionam ligaduras, staccatos e tantas outras infindáveis maneiras de executar, de acordo com que eles acham que devem ser. Essa traduz o texto com total fidelidade, e quando alguma coisa não condiz com o original eles te explicam o "porque" da mudança. Sua especialidade são as obras de Bach (que diga-se, não costumava indicar andamentos, sinais de dinâmica, articulações e por aí vai), Mozart, Beethoven entre outras, se bem que até a Bíblia traduzida para a língua Zulu seria confiável se houvesse uma edição Urtext pra isso....rs
A edição Paderewski para Chopin, assim como as edições do Cortot também são boas. As edições Schirmer's também são confiáveis para Schubert, ou Mozart, etc.......A Urtext tem uma versão vienense de capa vermelha que é muito legal também. Ou seja, opções nós temos, o que nos falta na maioria das vezes é dinheiro....hahaha ...... já que não é barato comprar partituras.
Algumas pessoas não fazem questão dessa partitura ou aquela, confesso que por falta de opções de nossas bibliotecas as vezes acaba sendo assim mesmo, mas por falta de opções!!!
O ideal é que sempre que possível, a partitura deve ser de confiança para que possamos tocar o que o compositor escreveu e não o que o revisor acha que deve ser.
Abraço e bons estudos!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

6 de Fevereiro - Bertioga

A inscrição está feita para a primeira prova do ano, será a 1ª etapa da gatorade biathlon series. Será minha estréia na nova categoria 30/34 anos. Vou pra curtir e conhecer a cidade, embora treinando bem, pois sempre queremos nos superar e isso é phoda, a gente se mata para ganharmos de nós mesmos. É como se apresentar em público, sempre acho que poderia ter sido melhor e vou estudar mais pra isso, porque quero ser melhor pra mim e não para os outros, ou pra ser mais que os outros. Tem gente que ainda precisa saber que quando estiverem precisando de ajuda, seu instrumento ou sua bike de 15000 reais nada poderão fazer por eles. Não somos os únicos por aqui, ao menos que alguém aqui saiba voar! Desculpem-me o "parenteses".
Hoje o treino de natação foi doído, 25oom de aquecimento,exercícios de tecnica, tiros e mais 10min preso naquele elástico do inferno que nao sei quantos metros a mais dariam.....depois fui pra pista, o treino era: 2km de aquecimento, 12 x 400m com intervalo de 1 min mais 2km pra soltar. Até cheguei animado, embora o relógio ja marcasse 12:10, mas como existem poucas competições as 20:00 debaixo de uma bela lua, comecei logo para terminar logo sem pensar no sol que estatelava os cornos.
O problema é que fui quebrando, quebrando, quebrando............sofri, pensei em desistir, os intervalos passaram a ser de 1'15"......e finalmente.......parei no 10º, não havia possibilidade de concluir.
Se isso interessar a alguém, os tempos foram:
1º - 1'26"
2º - 1'23"
3° - 1'21"
4º - 1'21"
5º - 1'20"
Bem, a partir daqui...........além dos intervalos 15" maiores.......
6º - 1'25"
7º - 1'26"
8º - 1´26"
9º - 1'28"
10º Fiz muita força e como ja tinha desistido dos ultimos 2.... consegui com um metro de língua pra fora, 1'21.
O desaquecimento: umas voltinhas na grama.


Que a força estejam com vocês!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Era pra ser um "girinho" com meu camarada de treinos Popó, que andava sumido, mas como sempre não foi, ambos cansados, eu por estar treinando bem nesses dias e ele por estar voltando, fizemos a volta Taubaté-Quiririm-Tremembé-Taubaté. Volta curta de 40km, queria apenas soltar as pernas e estar descansado para amanha mas como sempre treino sozinho, como diz um amigo o famoso "treino autista", quando temos companhia temos que aproveitar, revezamos durante o percurso e fizemos um ótimo treino. Não foi tão forte assim, mas muito mais do que deveria ser, terminamos os 40km com 30.6 de média tomando muito vento na cara, pois nesse sentido da estrada é só o que a gente pega, aliás, nem precisa dizer que a pista está uma m*&#@, muito suja, esburacada, tem trecho em que temos que sair do acostamento e ir para o meio da pista dividindo espaço com caminhoes e carros, certas coisas não mudam, pois já faz tempo que ela se encontra nesse estado e até agora nada. Amanha tem natação e tiros de 400m na pista, espero estar descansado para fazer um bom treino.
Abraço e bons treinos a todos!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encaixando os treinos!

Finalmente consegui encaixar uns treinos bons, janeiro é complicado e período de base é um saco...rs
Pretendo correr a primeira etapa do biathlon series da gatorade, então semana que vem começo a fazer uns treinos mais fortes.

Segunda foi: natação 2.500m de manhã, e a tarde fiz um percurso qual gosto muito, é uma variação do antigo percurso da prova pedestre General Salgado, tem ótimas subidas e o percurso é variado.

Percurso da corrida:




Hoje,terça, fiz um longão de bike, queria ver como estava São Luiz do Paraitinga e fui pedalando até lá, são 45km do portão de casa até o centro da cidade, ida e volta: 90,170km exatos.
Treino: O percurso é difícil, bem difícil, sobe e desce o tempo todo, em um dos trechos, tem uma subidinha de quase 4km ininterrupta.




São Luiz vista do trevo:

Um dos trechos mais complicados, chegar ao morro da samambaia:


Mas a vista compensa tudo

Opa!!! Pode deixar!





Para alguns amigos que acham que não estou treinando.....rsssss


AGORA, A QUESTÃO MAIS SÉRIA!


Moçada, São Luiz está precisando de ajuda, a cidade esta devastada e só vendo pessoalmente para se ter uma idéia real do que houve por lá. Cheguei com fome e sede, e não havia absolutamente nada, nenhum lugar onde pudesse comprar algo, imaginem para quem mora na cidade, e acreditem, alguns pilantras estavam vendendo sacos de 5kg de arroz a, pasmem, 35 reais!!!! A polícia foi chamada pra esses imbecis e com toda razão! Até num momento desses sempre tem alguem querendo tirar vantagem......


Então, ajudem com o que puderem, aqui em casa estamos fazendo nossa parte. Comida, materiais de limpeza, roupas, remédios. Toda e qualquer ajuda é bem vinda, ok!?

Assim era a Igreja:
A praça:



Essa é a Igreja hoje:

Os arredores da praça:




A natureza cobra!!!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira (contrabaixos) sendo acompanhados pela pianista romena Dana Radu, no concerto de lançamento do CD "Por Toda Minha Vida" de Valéria

A foto não está nítida, bem ruizinha na verdade, mas esses são: Prof. Gilberto Tinetti (piano) e Luiz Afonso "Montanha" (clarinete) ensaiando Brahms.

sábado, 16 de janeiro de 2010

DEPRESSÃO PÓS - FESTIVAL



Cheguei de Poços, do Festival Internacional Música nas Montanhas, e como acontece em provas de Ironman, onde é famosa a depressão pós-prova, com os festivais isso também acontece. Acredito que não na mesma proporção, claro, mas que acontece, acontece. Na verdade, dura pouco, alguns dias e tudo volta ao normal, é que nós nos acostumamos a rotina de acordar, tomar um belo café no hotel, ir pras aulas, ouvir muita gente boa tocando, ouvir excelentes professores ensinando e também se apresentando, tocar pra esses professores e aprender com eles o que pode ser melhor, ou apenas diferente. A tarde, assistia ensaios da orquestra do festival, saía pra correr e a noite tinha concertos, toda noite. Então, quando voltamos pra realidade aqui, é complicado. Mas valeu, é sempre bom fazer parte desses eventos, todo estudante de música deve ao menos uma vez participar desses festivais. Fica sempre esse conselho aos meus alunos e colegas de profissão. Ano que vem tem mais........
Abraço a todos

sábado, 9 de janeiro de 2010

ESTUDOS X TREINOS


Amanha estou indo pra Poços de Caldas, participar do 11ºFestival Música nas Montanhas, ja é meu 9º festival (incluindo Curitiba, Juiz de Fora e Poços de Caldas) e em Poços meu 3º.

É uma ótima oportunidade para tocar para grandes pianistas/professores e outros instrumentistas. As aulas são em formato de master-class, então, muitos alunos estão te assistindo também, o que não deixa de ser um excelente treino de concentração e auto-controle. Estou indo com meu amigo Nelson Rechdan, contrabaixista da banda Gui Lessa e da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté.

Na bagagem, além de livros e partituras, vão também: vários shorts, meu tênis, camisetas, óculos e boné, sunga, óculos de natação, siiim, já que vários hotéis tem convênio com o SESC e assim temos acesso a piscina, quero aproveitar para aprender bastante e treinar muuuitoo. Quero conhecer Poços correndo, já que das outras vezes foi, Hotel / Aulas/ Concertos/ Hotel........etc.

Aconselho a todos um dia participar, vivo dizendo aos meus alunos da importância de se apresentar nesses festivais, conhecer outros músicos, de fazer música de câmara, tocar para outros professores, enfim, sair um pouco do mundinho regional, quase provinciano em que vivemos.

Um abraço a todos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VIVA A PIANOLATRIA!!!!!!!

Única foto reconhecida de Chopin



Viva a pianolatria! Viva os estudos de Chopin! Viva os trancendentais de Liszt! Viva os concertos de Rachmaninoff e as sonatas de Beethoven!!! Viva, viva!!!
Ano passado nós homenageamos Heitor Villa-Lobos, pelos 50 anos de sua morte. Em 2010 homenagearemos Fryderyk Franciszek Szopen, ou simplesmente Chopin pelos 200 anos de seu nascimento. Nascido numa aldeia de nome estranho, meio (ou completamente) impronunciável chamada Zelazowa Wola, que ficava nos arredores de Varsóvia. Sua mãe deu a luz ao menino Chopin as seis horas da tarde do dia 1º de março de 1810. Engraçado que no registro de nascimento da paróquioa local, consta o dia de 22 de fevereiro, mas segundo a própria mãe do nosso homenageado, ele nasceu no dia 1º de março, portanto, se a mãe falou, tá falado!!! Isso porque ja falaram até que ele teria nascido em 1809.....eitaa!
Seu pai, Nicolas Chopin, veio da França e estabeleceu-se na Polonia em 1787, aos 16 anos, sendo guarda-livros de uma companhia francesa, que logo faliu, viveu de lecionar a língua francesa. Pensou em voltar para seu país, mas por duas vezes foi impedido por questões de doença. Apaixonou-se por uma jovem de 26 anos chamada Justina Krzyzanowska, casou-se e com ela teve quatro filhos, Frederic Chopin foi o segundo e o único homem, firmou-se definitivamente na Polonia.
O pequeno Frederic, ja mostrava desde cedo que era dotado de de um instinto musical quase tão agudo quanto de Mozart. Aos 8 anos teve sua primeira obra impressa, era uma Polonaise, uma peça logicamente simples, mas para um garoto de 8 anos.....Aos 16 anos resolveu estudar composição com Józef Elsner, que a princípio queria que ele se dedicasse a escrever sinfonias, sonatas e até mesmo Ópera....mas deixou que ele seguisse livre, compondo como que queria.
Foi à Viena, o maior centro musical da Europa naquele tempo, deu concertos, foi aplaudido, ganhou a admiração de anônimos e severos críticos. Voltou a Polonia quando decidiu que deveria buscar reconhecimento em grandes centros da Europa, chegou a Paris na terceira semana de setembro de 1831. Logo se tornaria um dos professores mais requisitados, e artista disputado. Embora, grande pianista, fez pouquissímos concertos durante a vida, Alfred Cortot, em Aspectos de Chopin, cacula que ao longo da vida teria se apresentado cerca de apenas 30 vezes.
Na França envolve-se com uma artista bem moderninha para a época, Aurore Dudevant, divorciada e mãe, escandalizava na época, pelo seu comportamento e seus romances (livros), adotava o pseudônimo de George Sand, devido ao machismo que rondava o círculo literário naquele período. Um pouco dessa história, claro que satirizando, é contada em um dos epidódios do Chapolin, isso mesmo, Chapolin Colorado!! É muito engraçado por sinal...rsssss
Chopin foi um compositor que dedicou-se totalmente a escrita para teclado, claro que tem alguma coisa ou outra de música de camara, mas é na obra para piano solo que ele transmite toda sua capacidade técnica, toda sua sensibilidade. Ouça seu estudo Op. 25Nº11, ou qualquer um de seus noturnos, e verás que, embora haja tanta nota em um único compasso, nunca é apenas efeito sonoro,feitos malabarísticos ou simplesmente uma erupção de ego, sempre tem algo mais importante por trás, uma saudade, uma revolta, uma paixão....é dessa forma que a obra do grande mestre Polonês, conquista musicos, amantes da musica, leigos que nunca tiveram paciência para sentar-se em uma poltrona e ouvir uma sinfonia inteira (que logicamente, não é tarefa das mais fáceis), mas que ficaram maravilhados ao reconhecer as primeiras notas de seu mais célebre noturno, o Op.9 Nº2.
O grande herói do romantismo foi sem dúvida nenhuma o Piano, instrumento idealizado no final do século XVII por Bartolomeo Cristofori e aperfeiçoado ao longo do século XVIII por fabricantes de várias partes da Europa.O apogeu do virtuosismo aconteceu durante esse período, e algumas mundanças também aconteceram, como a forma de se apresentar em público, artistas malabares que surgiam, moçoilas apaixonadas que ficavam à beira do palco suspirando pelo virtuose bonitão e tudo que viria a se tornar "normal" nos dias de hoje foram ficando cada vez mais "normais" naquela época. Chopin tinha muitas admiradoras, assim como Lizst também tinha, ou Brahms quando jovem. As garotas faziam com que seus pais gastasse muito dinheiro para "bancar" as aulas com Chopin.
Foi amigo do pintor Delacroix, que embora o tenha ajudado muito, e tivessem grande amizade, Chopin nunca elogiou um quadro dele.
Sua obra consiste de Concertos para piano e orquestra, Estudos, Prelúdios, Valsas, Noturnos, Polonaises, Improvisos, Baladas, Scherzos.....e tantas obras "avulsas" que são verdadeiras obras-primas não só da literatura pianística, mas do universo musical em geral.
Chopin é citado em uma biografia como típico estereótipo do artista romântico: vindo de longe, conquista a capital do mundo, frequenta a alta sociedade, envolve-se com ua escritora célebre; abandonado por ela, nostágico da oprimida terra natal e doente dos pulmões, falece precocemente.
Depois da separação de Sand, uma aluna, Jane Stirling provavelmente uma "paquerinha" o levou a uma turnê britânica em 1848 que fez com que seu estado de saúde piorasse muito, ele que sofria de tuberculose, caso que teria sido agravado depois de uma temporada chuvosa em Mallorca, voltou a Paris pesando 45 Kg.
Chopin faleceu no dia 17 de outubro de 1849, seu corpo foi velado na Igreja de Madeleine, durante suas exéquias foram executadas sua marcha funebre, da sonata em Si Bemol Menor e o Réquiem de Mozart.
Estima-se que mais de 3 mil pessoas tenham comparecido ao seu funeral.


Túmulo onde está sepultado