quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ilha do Sol

Após um baita café da manhã com torradas, vitamina de banana, café com leite, ovos, geléia e tudo por 8 bolivianos.....Saímos para conhecer a Ilha do Sol.
A Ilha do Sol é a ilha mais importante do Lago Titikaka, encontra-se a noroeste da penísula de Copacabana. A lenda diz que na Ilha surgiram os primeiros Inkas, Manco Capac e Mama Ocllo, filhos do sol e fundadores do império Inca.
As 13:30 pegamos um barco que nos levaria. O preço: 25 bolivianos. Barato. O que acontece é que na Bolívia, todos de alguma forma tentam ganhar mais, ou te tirar algum. Estávamos no meio do caminho, quando fomos informados a respeito de uma taxa de 2 bolivianos....(????) Pra quê???? Pois bem, paga ou desce! Depois fomos informados do serviço de um guia, que nos custou mais 25 bolivianos! Uma dica: NUNCA PAGUEM ESSE MALDITO GUIA!!!!! Não serve pra nada, dá pra fazer tudo sozinho. Ele não explica quase nada e ainda me encheu o saco quando uma parte dos meus amigos ficaram pra trás. Como se eu fosse reponsável pelos caras terem ficado.
Quando chegamos, um senhor bem na "entrada" da Ilha, quis nos cobrar mais 2 bolivianos, para entrar!!!! O loco, tio!!! Ta doido!!!!! Não pagamos, saímos de fininho....Pô! Extorsão não!!!
A trilha começa com uma baita subida....mais de 200 degraus de pedra. E a vista cada vez mais bonita. Uma outra dica: Quem for, durma na Ilha e volte no dia seguinte. Não vale a pena fazer tudo num dia só.
Lá de cima, avistamos a imensidão do Lago Titicaca e as montanhas que o rodeiam, quase todas com os picos nevados.
No meio do caminho, uma criança vendia seus trabalhos. Aproveitei pra tirar uma foto, e: 2 bolivianos!!!!! Pra tirar uma foto???? Siiiiiiiim tem que pagar! Ok, na volta eu pago.
O Léo, um dos nossos amigos, usou o banheiro e ao sair...foi surpreendido por um cara:
- Amigo, 2 bolivianos!
- Mas espera aí, não tem nada aqui dizendo que eu tenho que pagar...
- É pelo papel.
- Mas eu não usei papel.
- Não importa, 2 bolivianos.
- Ahhh, eu não tenho.
- Então eu te amaldiçou.

Hahaha...a partir dali, estávamos viajando com um amaldiçoado.

A parte, a Ilha é rica em cultura local, arquitetura Inca, ruínas onde apresentam numerosos recintos e pátios intercomunicados. Suas características arquitetônicas são próprias dos incas e aymaras. Vale a pena.

Antes de pegar o barco, na ida, presenciei uma cerimônia que não consegui descobrir o que era. Os homens ficavam lado a lado e as mulheres passavam jogando papel picado na cabeça deles.
Cerimônia:


A caminho:











4 comentários:

  1. Cara, a foto inicial do seu blog tá muito show! É quase uma auto-biografia integrada, né?

    Já estou "roubando" as fotos daqui, rsrsrs!

    Parabéns pelas fotos, eu zoei aquele dia, mas elas estão muito lokas!

    falow

    ResponderExcluir
  2. Daniel!!!!!! Cara, que coisa legal vc disse!!!!
    Auto-biografia integrada!!!! DISSE TUDO, RAPA!!!!!! Gostei de verdade!!!!!!!

    Pode roubar, depois te mando no e-mail tbm. Ficaram legais, né!?

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. então, eu tava pensando, vc tem o meu e-mail? kkkk

    O e-mail é: warlike_77@hotmail.com

    Isso que eu acho legal de fotografias, algumas raras tem poder de expressar coisas de forma tão profundas como a música e a pintura. Fotografia é uma arte também, e pra poucos!! Não é coisa que se faça diante de um espelho como os orkuteiros e emos do inferno! kkkk

    ResponderExcluir
  4. ah, e vê se comenta algum texto meu lá hein! rsrsrs

    ResponderExcluir